Um passo para uma nova vida foi dado por 235 alunos, que concluíram os cursos da Secretaria de Assistência Social

Às vezes a vida prega peças, muda rumos e nessa mudança de rumos novos caminhos surgem, mas é necessário coragem para encarar os desafios. Foi assim na vida da maioria dos alunos que fizeram os diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e se capacitaram ao longo de alguns meses para ganharem uma nova função no mercado de trabalho, após aprenderem a executar técnicas e cuidados que ajudam na geração de renda. Confira imagens

A formatura dos 235 alunos aconteceu na última quinta-feira (21), no Centro Cultural, concluindo os cursos oferecidos pela secretaria nas áreas de Corte, Costura e Artesanato, Beleza, Prestação de Serviço, Alimentação e Administração. Só neste ano, contando com todas as turmas envolvidas no processo de aprendizagem, um total de 835 alunos receberam os canudos.

Na cerimônia de entrega dos certificados, após o hino nacional, houve a apresentação de um vídeo que mostrava a evolução das pessoas ao longo das aulas e o quanto elas ganhavam confiança com o novo aprendizado. Logo depois, ao som do Hip-Hop, o grupo de dança da Secretaria de Cultura de Francisco Morato se apresentou no palco do Centro Cultural.

Uma das alunas formadas, Daiane Tomas, comemorou o grande passo que deu para o cuidado de sua família. “Por meio desse conhecimento, que ninguém pode tirar da gente, estou conseguindo prover a minha família e dar o sustento. Tenho muito a agradecer a prefeitura, a secretaria, gestão, aos alunos e alunas que estão se esforçando a cada dia. Com isso tudo que aprendi não preciso mais trabalhar fora, posso trabalhar por conta própria, ter minha renda, ajudar minha família e agradeço todos os envolvidos por isso”, comemorou.

Ainda segundo Daiane, por meio desse cursos os grupos que participam estão solidificando ainda mais a Economia Solidária Municipal.

Trabalho de sucesso que transformam vidas

Com a palavra, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Maria Ribeiro explicou, um pouco, sobre como que esses cursos são possíveis. “É um trabalho que envolve não só o município, mas os Governos Federal e Estadual para que a gente realize todas as atividades que nossos CRAS fazem. Esses projetos também têm parcerias com o Fundo Social do Estado de São Paulo e o de Franco da Rocha, representado em nosso município pela primeira-dama e presidente do Fundo, Paula Barreto”.

Na parte dos agradecimento, Ana Maria rasgou elogios aos alunos, professores e também parabenizou o trabalho em outros espaços que foram fundamentais para o sucesso. “Parabenizo toda minha equipe, ao Centro Solidário que tem uma missão muito grande, que é o espaço que faz todas as capacitações e qualificações para o mundo do trabalho. Essa parceria entre o Centro Solidário, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de assistência social (CREAS) buscam levar cada pessoa a ter esse acesso à qualificação, capacitação, despertar de habilidades, para que cada um possa gerar renda”.

A secretária ainda fez seu agradecimento às instituições que contribuíram ao longo do ano para a realização dos trabalhos com os alunos como a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), do governo do Estado e ao Centro de Ensino para Condutores (CECON).

Encerrando a cerimônia, Ana Maria convidou todos para conhecerem a nova Juquery Arte Vila, uma feira que vende diversos produtos artesanais, na praça Benedito Calisto Oliveira, em Frente a EMEB Roberto Meconi, que funciona às sextas,sábados e domingos. Os produtos são feitos pelos membros da Economia Solidária.

Ao final, os formandos puderam desfrutar de um coquetel preparado especialmente para esse dia e também um baile que animou os presentes.

Confira abaixo os cursos concluídos pelos formandos:

– Oficina Sabor Doce;
– Oficina Sabor Salgado;
– Bebidas Artesanais ( Cervejas);
– Barbeiro;
– Penteado Afro;
– Oficina Customização de Roupas e Acessórios;
– Cuidador de Idoso;
– Hidráulica/Encanador; e
– Pintura de Parede, Textura e Grafiato.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Orlando Junior)