De olho no tempo: Defesa Civil alerta para possíveis escorregamentos

No período de verão, em que é comum um clima muito quente durante o dia e pancadas de chuva ao final da tarde, pode acontecer o encharcamento do solo, que potencializa os riscos para um deslizamento.

Em situações como essas é muito importante saber como identificar, realizar algumas medidas preventivas e o que fazer caso isso ocorra.

O indicado pela Defesa Civil municipal, é que as pessoas fiquem em alerta, principalmente as que moram em áreas de encostas, próximo a barrancos e em locais de aterros.

Para isso, os munícipes podem observar se os terrenos estão com alguma inclinação anormal, rachaduras ou trincas nas paredes e no chão. Um sinal que pode ser bem simples de identificar é verificar se pelo quintal ou dentro de casa existe água com barro, pois pode haver algum cano com vazamento e infiltrando-se pelo terreno.

Prevenir é sempre importante

Algumas ações preventivas podem ajudar para que isso não ocorra, como plantar gramas e capim ao redor do terreno, pois podem evitar o deslizamento da terra, já que as raízes penetram no solo e o torna mais firme, ou instalar canaletas e tubos para o escoamento correto de águas, entre outras práticas.

O ideal é sempre anteceder para que um escorregamento não aconteça e, para isso, você pode seguir algumas dicas que estão listadas abaixo:

Evite:

– Plantar árvores grandes que acumulam água como, por exemplo, mangueira, mamoeiro, abacateiro entre outras.
– Cortar e aterrar as encostas do terreno para não enfraquecer o solo.
– Construir próximo a barrancos, pois quanto maior for a distância deles maior sua segurança.
– Não jogar lixo nas encostas, eles acumulam água e podem pesar, e se escorregar, levar o solo junto.

Ao perceber qualquer risco de escorregamento, desmoronamento, enchente ou qualquer outro, é importante sair imediatamente do local, e procurar um lugar seguro. Se mesmo assim acontecer um deslizamento na sua casa ou em um local próximo é importante sair do ambiente, procurar um lugar seguro e ligar para a Defesa Civil, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e pode ser acionada por meio do telefone (11) 4800-6658. Fora desse horário você deve acionar a Guarda Municipal, pelo número 153 ou o Corpo de Bombeiro.

Vale ressaltar que o reservatório da represa Paiva Castro opera em normais condições de funcionamento.

(Texto: Gabriella Oliveira – Arte: Dalmir Junior)