Por meio de parceria público-privada, novos semáforos já organizam melhor o trânsito

Desde o dia 2 de fevereiro, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Franco da Rocha, instalou um conjunto semafórico no cruzamento entre as ruas Coronel Domingos Ortiz e Coronel Fagundes, nas imediações do elevado, no bairro Vila Zanela.

A instalação do sistema foi feita por conta do futuro aumento no fluxo de veículos e de pedestres, que será ocasionada pela chegada de um novo supermercado, construído na esquina do cruzamento citado acima.

Sobre a implantação dessa nova sinalização, o gestor de projetos técnicos da Secretaria de Transporte, Ezequias Miranda da Silva, disse que a necessidade do semáforo foi definida após um estudo de impacto viário. “O local vai receber um empreendimento comercial considerado polo gerador de tráfego. Todas as alterações foram executadas visando garantir maior segurança aos transeuntes e fluidez no tráfego de veículos”.

Reforçando a fala do gestor, o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Renelis Pedroso, comentou sobre essa parceria público-privada que permitiu a instalação do semáforo. “Para liberarmos a obra e o funcionamento do novo empreendimento, a prefeitura exigiu que o estabelecimento custeasse a sinalização e os semáforos, após o estudo do impacto viário. A partir daí, o poder público fez o projeto, executou o serviço e fiscalizou a instalação para que tudo fosse realizado da melhor maneira”.

Também foi explicado por membros da secretaria, sobre a não instalação de semáforos, neste momento, no cruzamento da rua Coronel Domingos Ortiz com a Sete de Setembro. “Um sistema neste local ocasionaria o travamento da quadra que compreende as ruas Cavalheiro Ângelo Sestini e Azevedo Soares, as quais já possuem conjuntos semafóricos instalados com a finalidade principal de controlar a travessia de pedestres e usuários do Terminal Metropolitano Leste e a Estação da CPTM. Se instalados, estes sistemas entrariam em conflito e estamos estudando a melhor forma de interligarem os conjuntos”, afirmou Ezequias.

A Sinalização

O conjunto semafórico em questão possui quatro fases e faz função inversa aos demais semáforos instalados em Franco da Rocha, que tem por objetivo disciplinar a travessia de pedestres (não estão em cruzamentos).

Neste caso, esse conjunto prioriza o tráfego de veículos nas três opções de sentido que os motoristas podem seguir. A quarta opção para condutores acabou eliminada com a alteração de mão em um trecho da Rua Coronel Fagundes, que minimizou as possibilidades de conflito.

Saiba como funciona as quatro fases dos novos semáforos:

Fase 01 – Condutor que sobe a Rua Cel. Domingos Ortiz pode seguir em direção ao elevado; pode virar à esquerda no sentido da Rua Alberto Federzoni ou pode virar à esquerda no sentido da Rua Dr. Franco da Rocha.

Fase 02 – Condutor que desce a Rua Cel. Domingos Ortiz pode seguir na direção da Av. Sete de Setembro; pode virar à direita no sentido da Rua Alberto Federzoni ou pode virar à esquerda no sentido da Rua Dr. Franco da Rocha.

Fase 03 – Condutor que sobe a Rua Cel. Fagundes pode seguir em direção à Rua Dr. Franco da Rocha, pode virar à esquerda em direção à rua Cel. Domingos Ortiz (elevado) ou pode virar à direita em direção a Av. Sete de Setembro.

Fase 04 – Permite que os pedestres efetuem a travessia em qualquer das ruas do cruzamento. Fechado para os veículos.

(Texto e foto: Adriana Carvalho)