Morador do Monte Verde recebe elogios dos vizinhos após fazer sua calçada

Já passava das 11 horas de uma manhã de sol intenso, quando o senhor José Oscar Petroli mexia o cimento em frente a sua casa. Morador do bairro Monte Verde, há mais de 40 anos, ele mobilizou os vizinhos para construírem suas calçadas.

Preocupado com a segurança dos moradores, especialmente, das mulheres que passam pelo local, José fez a calçada para que o mato, que já estava alto, não facilitasse a ação de pessoas mal-intencionadas. Além disso, ele afirma que a esquina de sua residência ganhou um novo visual. “Fazer a calçada da casa é bom pra mim e para o povo, porque isso valoriza a região. Já me disseram que valorizou até a nossa rua”, conta orgulhoso.

Olinda Correia, esposa de Petroni, relatou que antes da obra ela tinha que fazer a limpeza da calçada mais de uma vez por dia devido a entulho que as pessoas descartavam irregularmente, além de já ter presenciado pedestres que se machucaram enquanto andavam pelo matagal que crescia no local.

O morador espera que sua atitude seja seguida pelos vizinhos do bairro e também de outros locais da cidade. “Já me perguntaram se era a prefeitura que estava fazendo a minha calçada. Mas a calçada não é a prefeitura que tem que fazer, é o morador, pois é a continuação da nossa casa. Todo mundo tem que colaborar”, concluiu.

É importante ressaltar que, de acordo com o novo Código de Obras da cidade, de agosto de 2017, manter as calçadas em ordem é responsabilidade dos donos de imóveis. A prefeitura só faz a fiscalização, como disposto no artigo 187 do capítulo XVIII: “Todos os proprietários de imóveis localizados em área urbana do município de Franco da Rocha, em vias que possuam guias, sarjetas, pavimentação, calçamento com paralelepípedos ou bloquetes, e redes de água, ficam obrigados à construção de passeios”.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)