GAEP segue orientando os alunos na prevenção às drogas e à violência

A Escola Estadual Ivone dos Anjos, localizada na Vila dos Comerciários, recebeu nesta terça-feira (6), mais uma edição do Programa de Prevenção à Violência – Força Jovem, ministrado pelo Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha (GCM).

Cerca de 80 alunos, que cursam o primeiro ano do ensino médio, receberam o Secretário de Governo Eduardo Bueno e a inspetora da Guarda Municipal, Conceição Gomes. O objetivo principal do evento foi valorizar a autoestima dos adolescentes e conscientizá-los quanto aos perigos do uso de drogas.

Esse já é o segundo encontro ocorrido na escola e, ao longo do ano, serão apresentadas mais oito palestras nas quais serão abordados diversos temas para prevenção ao uso de drogas (lícitas e ilícitas) e seus efeitos e consequências.

As palestras são feitas com recurso de vídeo e, ao final, os alunos podem tirar dúvidas, além de receberem o material informativo do Instituto para o Mundo sem Drogas. Ao longo do ano, também haverá conversas com os pais para orientá-los sobre os desafios do combate ao uso de entorpecentes.

“O GAEP trabalha também para que os pais participem da vida dos filhos. Algumas vezes os responsáveis não sabem reconhecer os primeiros sinais de uso da droga e se não têm conhecimento como vão lidar com isso?”, afirma Conceição Gomes.

Em parceria também com o Conselho Tutelar de Franco da Rocha, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS) e com o COAS, Centro de Atendimento Sorológico, a equipe do GAEP participa das palestras falando sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo a inspetora da Guarda Municipal, as reuniões são de extrema importância para alunos desta idade. “Eu tenho esse trabalho como uma missão. Cada vez que eu entro nas salas e vejo todos aqueles adolescentes eu procuro mostrar as consequências do uso das drogas a curto, médio e longo prazo”, encerra.

O programa de prevenção à violência atua também em outras escolas da região e a previsão é de que as palestras sejam levadas para cerca de mil alunos. Serão atendidas dez escolas, realizando oito encontros em cada uma. No último, os jovens participarão de uma formatura como encerramento do curso.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe GAEP)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).