Um verdadeiro arrastão de sorrisos tomou conta do parque municipal no Dia Internacional da Síndrome de Down

Mesmo que o sol raiasse e o céu estivesse o mais azul possível, nada poderia ser mais contagiante e alegre do que os sorrisos que os integrantes do Centro de Convivência (CECO) Vera Lúcia Magagnini Santos e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Franco da Rocha (APAE) destribaram junto com uma flor feita por eles, em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Veja como foi

O encontro que aconteceu nesta quarta-feira (21), ficou simbolizado pelo carinho que eles demonstravam desde a chegada no parque municipal Benedito Bueno de Morais até o momento mais esperado, andar pela pista de caminhada entregando flores.

As pessoas que praticavam atividades físicas ou passeavam pelo parque, começaram o dia 21 de uma forma marcante, ficaram maravilhadas com a presença dos jovens e a alegria que cada um deles carregavam consigo.

Hora do exercício

Após compartilhar muito carinho, os membros participaram de um alongamento que foi dado pelo professor do Centro de Convivência Vander Vinicius. Ele propôs uma brincadeira, que seria um pega-pega diferente do convencional.

Uma fileira de cada lado, e os “jacarés” no meio tentavam pegá-los. Os integrantes abraçaram a ideia e, no três, começaram a correr de um lado para o outro até que todos fossem pegos.

O amor pela profissão

Neste momento de brincadeira, o cadeirante William Ribeiro, que faz parte da APAE há mais de seis anos, não ficou de fora. Ele foi auxiliado pela funcionária do CECO, Zélia Freitas, que faz questão de estar junto nessas ocasiões e ver o sorriso no rosto de todos. “Eu vi que ele veio aqui pra se divertir. Não hesitei em acompanhá-lo. Vamos fazer juntos”, emocionou-se.

Segundo a mãe do garoto, Cláudia Ribeiro, esses dias que ele passa em contato com outros jovens e adultos, são muito significativos. “Em casa o William demonstra o quanto está feliz. Eu gosto muito de acompanhá-lo nessas atividades”, comentou.

Integração entre o CECO e a APAE

Trabalhando os mesmos aspectos e buscando criar um processo de socialização entre os dois grupos, a primeira atividade de interação entre as unidades trouxe diversos benefícios para todos eles, pelo local e pela nova convivência, como comentou a gerente do Centro de Convivência, Valéria Paixão. “Franco da Rocha é um berço da saúde mental e nós continuamos colocando esse trabalho em movimento. Estar aqui, num local aberto é estimular a autonomia”, declarou após ter suas expectativas superadas pelo encontro.

Segundo a coordenadora da APAE, os participantes que eles atendem ficam felizes com a visita de outras pessoas ao espaço. “Assim que alguém diferente chega na APAE eles apresentam os trabalhos que já elaboraram e os amigos. Ficam alegres em ter novas pessoas por perto”, logo depois da sua fala, convidou a todos que desejam conhecer o lugar.

Vale ressaltar que a unidade da APAE fica localizada na Rua Antônio Cardoso Moreira, 180, no bairro Companhia Fazenda Belém, recebe visitas de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Já o Centro de Convivência atende na Rua Raul Bressane Malta, s/n, também na Companhia Fazenda Belém e o horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta.

(Texto e Fotos: Gabriella Oliveira)