Oportunidade e crescimento: PAT contribui com a carreira dos cidadãos franco-rochenses

A vontade de ver sua carteira de trabalho assinada, receber um salário, ter oportunidade de crescimento em uma empresa é o sonho de muitos cidadãos que buscam emprego todos os dias. Grande parte deles procuram o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Franco da Rocha, que fica localizado na Av. Liberdade, 171, no centro.

Valorização do trabalho, ajudar as pessoas e encaminhá-las para oportunidades de emprego são alguns dos focos do posto que só em março 2018, recebeu mais de 1200 pessoas realizando pesquisa por vagas.

No mesmo mês, quase 70 novas vagas foram captadas pela equipe do PAT, e direcionadas para os interessados que são cadastrados no serviço, conforme o perfil de cada um. Vale lembrar que esse cadastro é realizado somente uma vez. Depois o trabalhador passa a realizar o “retorno” em busca das oportunidades, sendo importante manter as informações sempre atualizadas.

O posto que realiza em média 3 mil atendimentos mensais, também atende munícipes para emissão de carteira de trabalho, busca por habilitações do Seguro-Desemprego, ou quando ocorre algum problema durante o período do benefício, entre outros serviços.

Para se cadastrar no PAT, basta comparecer no local munido de RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de endereço e algum documento oficial que tenha o número do PIS.

Novas formas de encontrar um trabalho

Agora as pessoas também podem usar os smartphones para pesquisar as vagas disponíveis. Basta acessar o aplicativo “Sine Fácil”, que faz uma comparação entre as disponibilidades de vagas e o perfil do trabalhador. Para desbloquear o acesso do aplicativo é necessário o trabalhador ir até o PAT com seus documentos e solicitar um QR Code (código de barras bidimensional) que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

É importante ressaltar que todos os serviços oferecidos pelo posto são gratuito, inclusive quanto a intermediação de mão de obra, para empregador e trabalhador.

Como funciona esse intermédio

Quando o trabalhador comparece ao PAT, nos casos de vagas disponíveis, é emitida uma carta de encaminhamento com local, data, horário e o responsável pela entrevista. Um dos grandes diferencias do posto é disponibilizar um espaço, se o empregador quiser utilizar, para a realização das entrevistas, sem custo algum.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador

É uma rede de atendimentos do Governo do Estado de São Paulo, que concentra vagas de empregos, tendo por maior objetivo inserir a população no mercado de trabalho, além da realização de outros serviços relacionados ao trabalhador. Em Franco da Rocha, o posto fica localizado na Av. Liberdade, 171 – Centro, e atende de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

(Texto: Gabriella Oliveira – Foto: Arquivo prefeitura)