Aulas de pilates são oferecidas para grupo específico de gestantes e para mamães com bebês de até 12 meses

Durante e depois da gravidez o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças físicas e hormonais. Por isso, é muito importante seguir uma vida saudável e praticar exercícios físicos.

O pós-parto também é um período delicado onde nem sempre é fácil para as mães retomarem as atividades físicas. Fica ainda mais difícil se essa rotina implica ficar longe do bebê.

Pensando na saúde das futuras mamães e de seus pequenos, a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer promove a oficina de Pilates para gestantes (a partir de 12 semanas de gestação) e o pilates mamãe-bebê, para as mães com bebês de até 12 meses.

Para as gestantes, as aulas acontecem às segundas-feiras das 10h às 11h na quadra do Parque Montreal, às quartas-feiras das 09h às 09h50, no CSU, e à tarde das 14h30 às 15h30 no Centro de Iniciação Esportiva (CIE), localizado no Parque Vitória.

As mamães com bebês de até um ano podem optar pelas aulas às segundas das 10h às 11h no Parque Montreal, e à tarde 14h30 às 15h30 no CIE. Às quartas-feiras as aulas ocorrem das 11h às 11h50 no CSU.

Pré-requisitos

Para participar, é imprescindível que as gestantes atendam a alguns requisitos, tais como: idade gestacional a partir de 12 semanas, encaminhamento médico da UBS confirmando que a paciente está apta para praticar o pilates e estar com frequência regular nas consultas de pré-natal da UBS (haverá verificação mensal do cartão de pré-natal).

É muito importante também que as mães não estejam no grupo de risco (não terem problemas como hipertensão, diabetes, placenta prévia, doença cardíaca, risco de parto prematuro, sangramento, ruptura das membranas, perda de líquido amniótico, retardo no crescimento intra uterino e trabalho de parto pré-termo).

As que têm bebês de até 12 meses também precisam de encaminhamento médico da UBS e podem iniciar as aulas somente após 30 dias, em caso de parto normal, e 60 dias em caso de parto cesariano. Se possuírem doenças crônicas como diabetes, hipertensão e cardiopatias, essas devem estar controladas.

Como participar

Todas as aulas são gratuitas e, para fazer as inscrições, as interessadas devem preencher o formulário da Diretoria de Esportes, localizada no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, no centro, munidas do encaminhamento da UBS confirmando que está apta para praticar o pilates. (Nesse caso o formulário online não é válido).

Benefícios

Os exercícios para gestantes ajudam a fortalecer a musculatura garantindo benefícios físicos e psicológicos. Para cada trimestre, há atividades recomendadas que variam em frequência, duração e intensidade.

O pilates é uma atividade física altamente recomendada, pois auxilia no fortalecimento da musculatura pélvica, tem a capacidade de diminuir dores lombares e o inchaço que pode surgir durante a gravidez, além de ajudar a manter o peso e melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e a respiração da gestante.

No pós-parto, essa modalidade auxilia a mulher facilitando o retorno mais rápido do abdômen e diminuindo a flacidez característica desse período.

Só Lembrando

Gestantes

Quartas – 9h às 09h50 – no Centro Social Urbano (CSU);
Segundas – 10h às 11h – na quadra do Parque Montreal;
Segundas – 14h30 às 15h30 – no Centro de Iniciação Esportiva (CIE).

Mães com bebês de até um ano

Segundas – 10h às 11h – na quadra do Parque Montreal;
Quartas – 11h às 11h50 – no Centro Social Urbano (CSU);
Segundas – 14h30 às 15h30 – no Centro de Iniciação Esportiva (CIE)

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior)