Novos semáforos da cidade contribuem para a organização do trânsito e colaboram na redução de acidentes

Pensar nas ruas como um local apenas para os carros trafegarem é um conceito ultrapassado. Hoje, a ideia de que as ruas são locais de boa convivência entre pedestres e veículos já é mais aceita e difundida pelo mundo.

Por isso, a instalação dos semáforos em Franco da Rocha representou um avanço na questão de segurança e organização do trânsito, tanto para os motoristas quanto para as pessoas que caminham pela cidade.

Aliada à sinalização semafórica, a prefeitura adotou outras medidas, como a pintura de novas faixas de pedestres, alterações no sentido de circulação de determinadas vias com o objetivo de promover mais segurança, e instalação de lombadas em locais específicos. Essas ações foram fundamentais para evitar acidentes, melhorar a fluidez no trânsito e facilitar a locomoção das pessoas.

O primeiro semáforo moderno de pedestres foi instalado no ano de 2015 em Franco, em um dos locais de maior fluxo de pessoas e carros, em frente ao Terminal Leste. Hoje, o município possui ao todo quatro conjuntos semafóricos, sendo eles na rua Cavalheiro Ângelo Sestini, em frente à estação, na rua Basílio Fazzi com a João Rais, na Praça Dom Bosco com a rua Dr. Hamilton Prado e o último no cruzamento da rua Cel. Domingos Ortiz com a Cel. Fagundes.

Moradora do bairro da Vila Josefina, Ione Pereira viu na nova sinalização a garantia de poder transitar pela cidade com menos risco. “Eu acho que se é pra melhorar a segurança da gente essas mudanças são muito válidas. Víamos os motoristas correndo demais. Eu que tenho filho pequeno não posso descuidar, tenho que atravessar certinho”, afirmou.

Fator determinante para que o trânsito de uma cidade funcione adequadamente, a mudança de comportamento das pessoas e a conscientização de que o trânsito é feito por todos foram fundamentais para que os projetos de melhorias em mobilidade urbana do município obtivessem sucesso.

Irene da Silva Porto, de 72 anos, chegou na cidade há 30 anos e viu bastante coisa mudar. Ela conta que antes da implantação dos semáforos passava muito tempo esperando até que algum motorista a deixasse passar. “Faltava mais respeito. A gente ficava pedindo passagem e ninguém dava. Hoje, como o povo tem que obedecer o sinal de trânsito, ficou mais fácil”.

O secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Renelis Pedroso comentou o resultado do projeto. “Os semáforos foram colocados para garantir a organização e a segurança, principalmente dos pedestres e isso nós estamos conseguindo. No início as pessoas precisaram se adaptar, principalmente ao tempo para atravessar. Depois, elas foram se acostumando e nós também fomos observando esse comportamento, para respeitarmos o tempo de adaptação da população”.

Renelis afirma ainda que a campanha Maio Amarelo, programa de conscientização da população quanto aos altos índices de acidentes no trânsito, está sendo divulgada por toda a cidade. “Colocamos cartazes, vamos fazer palestras para as crianças. A campanha está sendo levada aos munícipes para que todos participem”, concluiu o secretário.

Todas as mudanças realizadas na sinalização da cidade geraram um resultado imensurável, a preservação da vida. Segundo dados do InfoSiga, houve uma redução significativa no número de acidentes e mortes no trânsito de Franco da Rocha. Em 2016 foram 29 óbitos e 2017, 20. Até março de 2018 há registros de 2 acidentes com vítimas fatais na cidade.

Segundo o gestor de projetos técnicos da Secretaria de Transporte, Ezequias Miranda da Silva a prefeitura estuda instalar outros semáforos, como no cruzamento da Avenida Tonico Lenci com o bairro Portal da Estação, outro no cruzamento da Avenida Israel com o viaduto da Vila Bela, mais um na rua Padre Vieira com a rua Tiradentes e rua João Mendes, na Vila Bazú.

Há ainda projeto para semáforos de pedestres no retorno da rua Dr. Hamilton Prado para a rua Benedito Fagundes Marques com a Praça Dom Bosco, completando a sinalização já existente.

Maio Amarelo

Criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2010-2020, programa concebido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Maio Amarelo foi criado para chamar a atenção da população para o alto índice de acidentes no trânsito.

O objetivo do movimento é realizar ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil para promover a conscientização de temas relacionados à segurança viária.

Franco da Rocha também adotou a campanha e vai promover algumas ações ao longo do mês para lembrar motoristas e pedestres sobre os cuidados necessários no trânsito. No dia 27 de maio, já está confirmado um passeio ciclístico, com saída do parque municipal. Os alunos da rede municipal também vão contar com palestras de conscientização e diversos laços amarelos estão sendo espalhados pela cidade, além do Ginásio de Esportes Paulo Rogério, que ganhou nova iluminação com a cor da campanha.

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior)