Franco comemorou Dia de Luta Antimanicomial com eventos no parque municipal

“Por uma sociedade sem manicômios”! Esse é o lema do Movimento Antimanicomial iniciado em 1987 durante congresso de trabalhadores da Saúde Mental em Bauru. De lá para cá, muita coisa mudou. Especialmente em Franco da Rocha, cidade que durante décadas, teve o maior hospital psiquiátrico do país, o Juquery que chegou a abrigar 20 mil internos. Atualmente, a prefeitura da cidade está transferindo gradativamente para residências terapêuticas, pouco mais de 60 pacientes que ainda vivem no hospital. Confira as fotos da atividade.

E para celebrar o 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial, a Secretaria de Saúde de Franco organizou um grande evento na manhã desta sexta-feira, no parque municipal Benedito Bueno de Morais. Cerca de 150 pessoas entre frequentadores da rede de assistência psicossocial do município e seus familiares, participaram de atividades. Roda de capoeira; zumba; pagode e pequenique foram os destaques do dia.

Capoeira & dança

Sob o comando de Claudemir Ramos, o ‘mestre Costinha’, alunos das oficinas de capoeira dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto e Infanto Juvenil; do Centro de Conviência e das Residências Terapêuticas participaram de uma grande roda de capoeira que movimentou o parque.

Logo depois, os frequentadores da rede de assistência seguiram para a quadra poliesportiva do ginásio Paulo Rogério Seixas, onde tiveram aula de zumba. A atividade contou com a parceria da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

Rede de Atendimento

A Prefeitura de Franco da Rocha iniciou a implantação da rede de atendimento psicossocial na gestão anterior. De lá para cá, são vários equipamentos públicos que recebem pessoas em sofrimento mental, seja por deficiência intelectual ou por transtornos mentais. O Centro de Conviência, os CAPS e as Residências Terapêuticas oferecem diversas atividades.

São oficinas de culinária – cozinha experimental; arteterapia com pneus; horta; tapeçaria; capoeira; futebol, entre outras. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento da Saúde Mental no município resulta em redução de 26% em internações psiquiátricas.

Destaque

Entre os convidados para o evento desta sexta-feira,18, estiveram os policiais militares cabo Pedro Sérgio e o soldado Nascimento. Ambos já ministraram aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (*PROERD) aos frequentadores da Saúde Mental e foram os mais requisitados para fotos com os alunos especiais de Franco.

*PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência – em geral é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na Educação Infantil (PROERD Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e a importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após o período de curso os frequentadores recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. (fonte: https://pt.wikipedia.org)

Texto e fotos: Adriana Carvalho