Lançamento do Plano Municipal de Cultura marca retorno das atividades na Casa Marielle Franco

Neste sábado (19), ocorreu o retorno das atividades na Casa de Cultura Marielle Franco. A abertura do local foi feita pela secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Taiana Garcia que lançou o Plano Municipal de Cultura.

Para encerrar a noite, a casa contou ainda com a apresentação do grupo vocal Sambaranda.

Veja fotos da reabertura

O Plano Municipal de Cultura foi elaborado a partir de um amplo debate com diferentes setores da sociedade, como produtores culturais e artistas da cidade, representantes da sociedade civil e funcionários da administração pública.

As diretrizes definidas no plano devem orientar as políticas culturais de Franco da Rocha pelos próximos dez anos. No programa, há um diagnóstico da atual situação dos equipamentos de cultura e uma série de projetos, metas para melhoria e ampliação desses equipamentos, que devem ser seguidas a curto, médio e longo prazo.

Durante a leitura das diretrizes, Taiana fez uma breve explicação sobre a importância de conhecer o patrimônio cultural do município para poder planejar e traçar os objetivos a serem alcançados. Ela conversou também com os membros do Conselho Municipal de Cultura, debatendo os temas mais urgentes, discutindo as metas e estipulando prazos para os resultados.

Segundo a secretária, o encontro é muito importante para que as políticas sejam reavaliadas e definidas em conjunto com a sociedade. “O plano foi aprovado há cerca de nove meses e hoje nós já estamos em outro nível de implementação dos projetos na secretaria. Estamos analisando constantemente as nossas diretrizes para estarmos sempre em sintonia com as reais demandas da cultura na cidade”, afirmou Taiana.

Ao final da reunião, os músicos do grupo Sambaranda fizeram uma bonita apresentação na sacada da Casa de Cultura. O conjunto é composto por sete músicos que cantam à capela, explorando elementos rítmicos, harmonias do jazz, música popular brasileira e bossa-nova.

Casa de Cultura Marielle Franco

A Casa de Cultura Marielle Franco foi inaugurada no início do mês de abril, após passar por um processo de reforma que durou dois anos. Desde os anos 70 o local abrigou a Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado, e em 2011 passou a ser Casa de Cultura da cidade.

O nome foi escolhido em homenagem a vereadora carioca morta a tiros em março deste ano, durante um atentado ao carro em que estava. Marielle, mulher negra, mãe, socióloga, feminista e ativista dos direitos humanos deixou sua marca na história do país e se tornou símbolo mundial de combate a opressão racial e de luta contra a violência.

(Texto e foto: Luana Nascimento)