Skatista franco-rochense participará de seletiva em busca de vaga para os jogos olímpicos de Tóquio

Com apenas 11 anos de idade, Kleber Fabiano já andava com seu skate pelo bairro do Parque Vitória e aprendia as técnicas desse esporte na pista chamada de PV Plaza. Morador da Vila Ramos, agora o jovem atleta de 23 anos treina na pista de skate do parque municipal Benedito Bueno de Morais e participa de diversos campeonatos representando Franco da Rocha.

Um desses torneios que Kleber competiu recentemente foi o Campeonato Brasileiro de Skate Street Amador 2018, que aconteceu em Brasília, em abril desse ano.

O jovem skatista falou sobre como foi sua participação nesse torneio. “É a primeira vez que fui para Brasília e também a primeira vez que disputei o Campeonato Brasileiro que aconteceu lá. Achei muito boa a minha participação, pois era um dos meus objetivos conseguir ir para esse torneio. Consegui me classificar em primeiro lá e ir para a final, quando fiquei na 6º colocação, obtendo a vaga para o Campeonato Mundial da Oi STU Open, que pode me qualificar para as olimpíadas”.

Para conseguir fazer parte desse Campeonato Brasileiro, Kleber participou das etapas do Circuito Paulista de Skate 2017. “Você tinha que acumular pontos, em quatro etapas, uma delas que aconteceu em Franco. Tinha que ficar entre os três primeiros, fui vice-campão paulista”, comentou o esportista.

Sobre a ida para o campeonato que pode levar o atleta franco-rochense às olimpíadas de Tóquio, em 2020, Fabiano garantiu treinar bastante e estar focado no torneio. Ele também falou sobre a expectativa na competição. “Estou muito ansioso. Sou o único amador de São Paulo que vai participar. Os outros são 80 profissionais, sendo apenas oito amadores”.

Sem temer o que vem pela frente, o skatista mostrou confiança para o Campeonato Oi STU, que neste ano será realizado no Maranhão. “Eu não estou preocupado com o que vou encontrar lá, nem com pista, nem com adversários, estou me preparando e confiante”.

Preparação

Treinando pesado, o atleta comparece todos os dias na pista de Skate do parque. Ele também falou sobre a importância dessa pista na sua preparação e para o município. “É fundamental, uma das melhores pistas de São Paulo, isso se não for do Brasil. Vem gente de todo lugar do país e até de fora para andar aqui. Quando estou disputando algum torneio, falo que sou de Franco da Rocha e o povo não acreditava, por conta da pista ser muito boa.

Trajetória

Kleber Fabiano participa de competições desde 2012 na categoria amador. Nesse período conquistou 42 troféus e 52 medalhas. Em 2015 o skatista disputou o Circuito Mineiro que aconteceu em Contagem, Minas Gerais, com aproximadamente 50 competidores, sendo o campeão do torneio.

Além do Circuito Paulista de Skate, em seu currículo esportivo, o atleta também participou da Copa Sampa Skate e do Drop dead (Rei pista), em Curitiba, um dos campeonatos amadores mais importantes do Brasil.

“Venho ganhando diversos campeonatos importantes como a Copa Sampa Skate 2017, fui vice-campeão do Circuito Paulista de Skate em 2017. No Campeonato Brasileiro de 2018, classifiquei em 1º para a final e acabei ficando em 6º, conseguindo a vaga para o maior campeonato do Brasil, o Cicuito Oi STU, que serve como seletiva das olimpíadas que acontecerá em 2020 no Japão”, comentou sobre seu histórico de bom desempenho.

Sonho de ir pra fora do país e ganhar destaque

Além de querer a classificação para as olimpíadas. Kleber ainda tem sonhos para este ano. O próximo passo será tentar participar do Tampa Amador, importante campeonato que acontece na Florida, nos Estados Unidos. “É um campeonato anual e muito tradicional com mais de 20 anos. É o maior campeonato de amadores do mundo. Se conseguir uma boa colocação nele seu nome já ganha destaque tanto no cenário nacional quanto internacional. As pessoas te veem de outra forma. Esse vai ser em novembro deste ano”.

O atleta além de buscar seu objetivo fora do país, é importante no treinamento de jovens franco-rochenses que querem ingressar nesse esporte, por meio da Oficina de Skate, em que Kleber é o professor e ensina as diversas técnicas dessa modalidade. A oficina acontece às segundas, quartas e sextas-feiras (veja os horários e idades).

Veja algumas manobras do atleta franco-rochense:

(Texto: Ewerton Geniseli – Fotos: Orlando Junior)