Franco da Rocha ganha sua primeira livraria

Dar um passeio pelo shopping e parar para ler ou comprar um bom livro agora faz parte da rotina dos franco-rochenses. Inaugurada há menos de um mês, a primeira livraria da cidade já faz sucesso entre os frequentadores.

Localizada no primeiro piso, próximo a entrada principal, a livraria Nobel tem um espaço amplo e segue a tendência das grandes livrarias do país, abrangendo uma cafeteria para que os amantes da leitura possam degustar um cafezinho enquanto leem um bom livro. O setor infantil acompanha o restante do estabelecimento e conta com mesinhas para acomodar os pequenos.

O hábito de ler precisa ser incentivado desde a infância e deve acompanhar o indivíduo em toda a sua trajetória. A leitura contribui para o desenvolvimento das pessoas, melhora a escrita e o vocabulário, ajuda no bom funcionamento da memória, na formação do senso crítico e é fundamental para o processo de alfabetização das crianças.

Beatriz, moradora do Parque Vitória e mãe do Vinícius de 6 anos, afirma que achou muito interessante ter uma livraria em Franco. “Eu gosto de comprar livros. Eu e meu marido temos o costume de ler para o meu filho antes de dormir para que ele pegue o hábito agora, que está aprendendo a ler, por isso é bom ter acesso a uma livraria perto de casa. Com toda essa tecnologia é importante que eles tenham contato com os livros desde cedo”, conta.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, como afirmou Beatriz, obter um espaço onde os moradores possam se sentar e folhear um livro com tranquilidade é muito significativo. É como dar um tempo na correria do dia a dia para desacelerar lendo um clássico da literatura ou um aclamado best-seller.

Ter uma livraria na cidade representa um grande salto na questão cultural e até mesmo na qualidade de vida dos munícipes. O estabelecimento enriquece a comunidade e se torna mais um instrumento de incentivo à formação de novos leitores.

Não importa o gênero literário, o importante é dar o primeiro passo rumo à leitura. Dimithrius Siqueira, franqueado da livraria, afirma que a procura pelos títulos tem sido grande, tanto por parte dos pequenos como dos mais velhos. “A receptividade da população tem sido muito bacana. Todo mundo está elogiando a primeira livraria de Franco”, afirma.

Vale ressaltar que Franco da Rocha também conta com a Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado, localizada na Avenida dos Coqueiros, ao lado da EMEB Roberto Meconi e que funciona das 9h às 18h. No local é possível retirar um livro por vez, por sete dias, que posteriormente pode ser renovado por mais sete.

Para saber mais sobre a Biblioteca Municipal clique aqui

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)