Centro Solidário formou mais de 500 pessoas em cursos, oficinas e workshops

Garantir a autonomia econômica da população dentro de uma perspectiva de inclusão social produtiva. Esse é o objetivo da Administração Municipal de Franco da Rocha, que investe na formação dos munícipes em situação de vulnerabilidade social.

Por essa óptica, o Centro Solidário da cidade formou 544 pessoas em 17 cursos, oficinas e workshops diferentes, realizados entre janeiro e julho deste ano. A cerimônia de formatura aconteceu na quarta-feira (25), no Centro Cultural Newton Gomes de Sá e reuniu formandos e seus familiares.

“Iniciei o curso de assistente de cabeleireiro no segundo semestre de 2017, depois de 2 anos desempregada. Fiz a incubação por seis meses, apliquei as técnicas com colegas e com a comunidade e me senti segura. Hoje trabalho no salão, também como manicure, que é o segundo curso que fiz aqui. Agradeço às pessoas da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Franco da Rocha e do Centro Solidário. É muito bom saber que a Administração se preocupa com a formação de seus munícipes”, declarou a formanda Andrezza Antonio da Silva.

Andrezza compôs a mesa da cerimônia de formatura com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Franco, Ana Maria Ribeiro e com os representantes do Fundo Social do Estado de São Paulo, Regiane Fernandes; Adriana Scatenna Raposo, da Diretoria Regional de Assistência Social da Grande São Paulo Norte (DRADS Guarulhos) e Eduardo Primo, da CECOM. Veja fotos do evento.

Na lista dos cursos estão: Artesanato; Assistente de Salão de Beleza; Banho e Tosa; Brinquedos Pegagógicos; Cerveja Artesanal; Corte e Costura; Cuidador de Idoso; Culinária Oriental e Sushiman; Elétrica Residencial; Informática; Manicure e Pedicure; Manutenção de Celular; Modelagem; Patchwork; Reparos e Consertos de Roupas; Roupas Pet e Sabor Doce.

“É muito gratificante quando vemos que o trabalho de seis anos está apresentando resultados positivos. Conseguimos grandes avanços: estamos recolocando profissionais no mercado de trabalho e garantindo a geração de renda para essas pessoas. Desejo que vocês consigam alinhar a vida por meio do trabalho, pela profissão que aprenderam”, destacou a secretária Ana Maria.

“Agradeço a todos os nossos colaboradores e parceiros, em especial a Paula Barreto, idealizadora desse projeto e esposa do prefeito Kiko Celeguim, que triplicou o orçamento da Assistência Social desde que assumiu o Governo, em 2013”, concluiu Ana Maria.

Cerimônia

A solenidade de formatura ocorrida esta semana teve vídeo com depoimentos de alunos e ex-alunos; sorteio de brindes, entrega de presentes, apresentação de dança e muita emoção.

Em sua manifestação, a representante do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, Regiane Fernandes, chamou à frente da mesa, todos os professores que ministraram os cursos.

“Quero agradecer pelo comprometimento, capacidade, responsabilidade e carinho que vocês conduziram as aulas. Vocês confiaram nessas pessoas e acreditaram que podem colocá-las no mercado de trabalho. Aos formandos desejo sucesso: a porta está aberta e vocês vão conquistar resultados”, ressaltou Regiane.

“Porque ser solidário é criar oportunidades”

Sob esse mote, desde 2013 a Administração Municipal de Franco da Rocha estruturou ações que têm como porta de entrada o Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional. O equipamento trabalha o acolhimento de pessoas encaminhadas pelo Fundo Social de Solidariedade, pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). A diferença entre esses dois últimos serviços é que o CRAS previne situações de vulnerabilidade social e risco, enquanto o CREAS “trata” das consequências ocasionadas pela vulnerabilidade e risco social.

O atendimento é prioritário às pessoas em situação de vulnerabilidade social, em geral, cadastradas nos programas de transferência de renda (Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem, por exemplo). O Centro Solidário oferece cursos em diferentes áreas de formação profissional e busca a recolocação – ou colocação dos munícipes no mercado de trabalho. A empreitada porém, vai além da capacitação profissional, que é a primeira etapa do projeto Economia Solidária.

Com a finalização do curso, o munícipe pode optar por integrar a Incubadora Pública de Talentos e Empreendimentos. Pelo período que varia entre 12 e 24 meses, a pessoa vai conhecer o empreendedorismo. Ou seja, além de aprender uma profissão, a oportunidade agora é voltada ao treinamento para o desenvolvimento de um plano de negócios que inclui marketing, fluxo de caixa; finanças, entre outros temas importantes.

A terceira e última fase desse programa é a comercialização de produtos. O projeto dispõe de dois locais distintos para a venda desses artigos: a Feira Municipal de Economia Solidária, a FrancoArte (Juquery Art Vila), que funciona como ponto fixo noturno às sextas-feiras na praça que fica em frente da EMEB Roberto Meconi e também em eventos da Prefeitura Municipal como o “Vem Pro Parque”. O próximo já tem data marcada: acontecerá no sábado, 28, no parque municipal Benedito Bueno de Morais.

O outro endereço de venda de mercadorias da Economia Solidária é a Boutique Social, que funciona no Centro Solidário, na Rua Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, 100 – Jardim das Jabuticabeiras.

Nesses pontos, a feira oferece diversidade de gêneros artesanais como bordado; tricô, patchwork entre outros e também a área da alimentação, ponto forte dos cursos do Centro Solidário de Franco da Rocha.

O Centro Solidário vai abrir novas vagas a partir do mês de agosto. Os cursos, entretanto, ainda não estão definidos. A divulgação deve ocorrer na primeira quinzena do mês que vem.

Texto: Adriana Carvalho – Fotos: Orlando Júnior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).