Festival de Inverno 2018 reúne um mês de programação cultural em Franco da Rocha

O Festival de Inverno está repleto de atrações culturais. As atividades ocorrem todos os finais de semana do mês de agosto e tem programa para a família inteira.

Na primeira semana, já a partir de sexta-feira (3), o público poderá acompanhar o Sarau Estação Poesia. Haverá também um reencontro com as raízes afro-brasileiras e indígenas na primeira Ação Franco Diversidade Cultural e uma divertida oficina de videoclipe de bolso. Fechando a semana, no domingo (5), ocorrerá a tradicional saída para a 75º Romaria de Pirapora do Bom Jesus, incluindo uma apresentação dos alunos da oficina de canto e coral da Secretaria de Cultura. Na chegada dos romeiros prevista para às 17h, haverá um show da Orquestra de Viola Caipira de Franco.

Apresentações de teatro, música e dança vão tomar conta da segunda semana do Festival. Para começar, vai rolar a apresentação da montagem “Ontem me mataram”, no Centro Cultural. Já no parque municipal, o público vai dançar no aulão de zumba, com o professor Adilson e vai curtir o som das pick-ups do DJ Magoado, além de acompanhar o live painting (pintura ao vivo) dos alunos de grafite do professor Mosko. No domingo, haverá a apresentação do Espetáculo Circense “Melodias de um sonho”, também no parque municipal e a Casa de Cultura receberá a peça “Sobrevida”.

Na segunda-feira (6), começará a Semana da Juventude. O evento vai acontecer até o dia 12 em diferentes escolas do município e vai levar música, cinema e rodas de conversa para discutir e entender as necessidades dos jovens, promovendo sua inclusão e maior participação na sociedade

A terceira semana vai levar muito humor ao Centro Cultural, na sexta ocorrerá a apresentação da comédia “Uma mulher com T maiúsculo” e no sábado vai rolar um Stand up com o comediante Octávio Mendes interpretando a Irmã Selma. No Juquery acontecerá a oficina de Shakti Drum, uma vivência que reunirá o público feminino para tocar tambores e instrumentos de percussão. Na Casa de Cultura, o público vai embarcar em uma viagem no tempo com o projeto “The Old Ladies”, apresentação musical das cantoras Daisy Deichmann e Rita Marleen, interpretando sucessos de diferentes épocas em seis idiomas diferentes.

Encerrando o mês, a última semana vai oferecer música para todos os gostos. Irene Atienza e Douglas Lora mostram um belo encontro musical entre o flamenco e o samba. Irene é espanhola e Douglas é um americano que mora há muitos anos no Brasil. O duo, que revisita os clássicos do cancioneiro dos dois países, já tocou nos Estados Unidos e na Espanha e se apresentará na sexta-feira (24). O parque municipal vai ser palco de muita poesia e resistência com o Slam da Roça e com as oficinas de rap, funk e percussão, ministradas pelo professor Léo Simba.

No domingo (26), fechando mais uma edição do Festival de Inverno, a tradicional Violada, performance que integra o Circuito de Violas Brasileiras vai encantar os amantes da música caipira no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. Nesta edição, o evento receberá o Grupo Nheengatu, vindo de São José dos Campos.

Confira a programação completa:

1ª SEMANA

3 de agosto
19h – POESIA – Sarau Estação Poesia – Casa de Cultura Marielle Franco

4 de agosto
14h – Franco da Diversidade Cultural – Casa de Cultura Marielle Franco e Praça das Artes Kléia Alves
14h – OFICINA CULTURAL – Videoclipe de Bolso – Centro Cultural Newton Gomes de Sá

5 de agosto
7h – Saída para 75º Romaria de Pirapora do Bom Jesus – Parque Municipal Benedito Bueno de Morais

06 de agosto
09h30 – Exibição de documentário “Casamento Infantil”+ debate sobre o tema – E. E. Benedito Fagundes Marques
Apresentação: Dra. Adelaide Joia