Semana da Juventude começa na próxima segunda-feira (6)

No mês de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude e para celebrar a data, a prefeitura promoverá a Semana da Juventude com o objetivo de debater diversos temas relacionados aos jovens, além de promover rodas de conversa e oficinas culturais.

As atividades, que começam na segunda-feira (8) e vão até o dia 12, são gratuitas e ocorrerão em diferentes escolas da cidade, no Centro Cultural e no parque municipal.

O projeto, idealizado pela pasta da juventude do governo, em parceria com as Secretarias da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Assistência e Desenvolvimento Social e Ministério Público foi pensado com o intuito de discutir e entender as necessidades dos jovens para implementar políticas públicas que promovam a inclusão e a participação deles na sociedade.

Compondo a programação do Festival de Inverno da cidade, o evento apresentará temas que auxiliem os jovens a refletir sobre sua importância para a comunidade, debatendo seus maiores desafios e aspirações para o futuro.

A partir de segunda-feira (6), será exibida a Mostra de Cinema “Desafios do Casamento Infantil”. Ao longo da semana, haverá ainda rodas de conversa sobre direitos humanos no contexto da periferia, tecnologia da informação, marginalização da juventude, a questão das drogas e um bate-papo com dicas para se portar em uma entrevista de emprego.

No sábado (4), dentro do parque municipal, haverá uma batalha de break, um live painting (pintura ao vivo) dos alunos da oficina de graffiti ao som das pick ups do DJ Magoado. Vai rolar ainda um aulão de zumba e uma atividade sobre a erradicação do trabalho infantil, com distribuição de panfletos, adesivos de carro e abordagens sobre o tema.

Ainda no sábado, a Casa de Cultura receberá o espetáculo Sobrevida, que tem como foco provocar reflexões sobre os impactos emocionais e sociais causados pelos crimes e violações dos direitos humanos, cometidos durante o período da ditadura militar no Brasil.

Encerrando a semana, o parque municipal será palco para a montagem do espetáculo circense Melodias de um Sonho, da Cia Corpo Mágico.

Sobre o Dia Internacional da Juventude

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, o Dia Internacional da Juventude é celebrado em todo o mundo no dia 12 de agosto e para comemorar a data são feitos debates, campanhas e atividades que envolvam a juventude e discutam temas pertinentes a ela. Demostrando a importância do grupo para a sociedade, como protagonista, e como cidadãos de direitos, que merecem atenção nas politicas públicas.

Confira a programação completa

06 de agosto (segunda-feira)
09h30 – Exibição de documentário “Casamento Infantil”+ debate sobre o tema – E. E. Benedito Fagundes Marques
Apresentação: Dra. Adelaide Joia