Festival de inverno: Segunda semana foi recheada de atrações

Neste fim de semana, o Festival de Inverno apresentou mais uma série de atrações para o público franco-rochense. Grafite, break, teatro, dança e circo fizeram parte das atrações que rolaram no parque municipal, Centro Cultural, além da Casa de Cultura Marielle Franco.

Veja fotos das atividades

Abrindo a segunda semana, o Centro Cultural Newton Gomes de Sá recebeu na sexta-feira (10), a peça “Ontem me mataram”. Cerca de 100 pessoas assistiriam à adaptação da carta da estudante paraguaia Guadalupe Acosta, que escreveu sobre o assassinato de duas jovens argentinas que estavam em viagem pelo Equador. A peça abordou ainda a trajetória da mulher na sociedade, desde o ventre da mãe, passando pelo machismo e casos de estupro no Brasil.

No sábado (11), o Parque Municipal Benedito Bueno de Morais foi palco de um Aulão de Zumba com o professor Adilson.

Já no Centro Cultural os alunos da Oficina de Videoclipe de bolso finalizaram o curso, iniciado na semana passada. A atividade, ministrada pelos professores Rafael Mellim e Francisco Andrade, mostrou aos presentes como construir projetos audiovisuais utilizando celulares. Eles aprenderam ainda técnicas de som, luz, roteiro e argumento, montagem, finalização e processos criativos. Ao final, a galera fez um videoclipe musical utilizando a metodologia que aprenderam na oficina.

Em seguida, no parque municipal, rolou uma apresentação de Live Painting (pintura ao vivo) realizada pelos alunos da oficina de grafite do professor Mosko. Painéis de madeira foram fixados na entrada do parque para que a galera mostrasse sua arte.

Um desses alunos era Billy Ribeiro, 42, que há pelo menos 30 anos tem contato com pintura por meio dos sprays. “Arte não tem idade, especialmente o grafite, que é uma forma de expressão artística que abraça todo mundo, sem discriminação”, afirmou.

Dividindo o mesmo painel com Billy, estava sua filha Ingrid Vitória, de 13 anos. Ela começou a se interessar pela arte por influência do pai e hoje, além de participar da oficina oferecida pela prefeitura, também ajuda o pai com os trabalhos de pintura, tanto em spray, quanto com aerógrafo. “Via meu pai trabalhando com esse tipo de arte e gostava muito. Quando soube das aulas decidi me inscrever para me aperfeiçoar”, finaliza, enquanto observava a sua pintura recém-concluída.

No final tarde rolou uma Batalha de Break para agitar os presentes. Dezenas de pessoas assistiram aos alunos da oficina de break realizarem elaborados movimentos contra os talentosos B-boys e B-girls convidados.

Fechando a agenda do sábado, a montagem teatral “Sobrevida” comoveu espectadores na Casa de Cultura Marielle Franco ao reviver os anos de chumbo da ditadura militar no Brasil. Como pano de fundo a montagem utilizou o reencontro de um casal para falar sobre os crimes e violação dos direitos humanos cometidos durante o período de 1964 e 1985 no país. A peça ocorreu em duas sessões, a primeira às 19h e, posteriormente, às 21h.

Ao anoitecer do domingo (12), a apresentação circense “Melodias de um sonho” garantiu a diversão de mais de 100 pessoas que compareceram ao parque municipal. Crianças e adultos gargalhavam com as peripécias do palhaço Enriko e, ao mesmo tempo, se emocionavam com as acrobacias de Alicia, uma jovem musicista apaixonada pelo seu macaquinho Romeu.

Perdeu alguma dessas atrações? Não precisa se chatear, pois ainda vai rolar muita atividade bacana no Festival de Inverno 2018, confira abaixo:

3ª SEMANA

17 de agosto
20h – TEATRO – Uma mulher com T maiúsculo – Centro Cultural Newton Gomes de Sá

18 de agosto
16h – OFICINA CULTURAL – Skakti Drum – Praça Kléia Alves
20h – STAND UP – Irmã Selma – Centro Cultural Newton Gomes de Sá

19 de agosto
19h – MÚSICA – The Old Ladies – Casa de Cultura Marielle Franco

4ª SEMANA

24 de agosto
20h – MÚSICA – Irene Atienza & Douglas Lora – Casa de Cultura Marielle Franco

25 de agosto
15h – OFICINA CULTURAL – A palavra é nossa: poesia, rap e funk – Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
19h – MÚSICA E POESIA – Slam da Roça – Parque Municipal Benedito Bueno de Morais

26 de agosto
15h – OFICINA CULTURAL – Percussão – Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
18h – MÚSICA – Violada com o Grupo Nheengatu – Centro Cultural Newton Gomes de Sá.

(Texto e foto: Jonathan Agrinfo)