Circo Escola de Franco da Rocha será nova atração do parque municipal Benedito Bueno de Morais

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer prepara para novembro, a instalação da aguardada novidade: o Circo Escola que vai acrescentar uma série de atividades à programação que já acontece no local.

Desde abril, está em construção no parque Benedito Bueno de Morais, ao lado do ginásio de esportes Paulo Rogério Lanfranchi Seixas, a área que vai receber a tenda de 600 metros quadrados onde funcionará a escola de circo. A instalação da escola dará início às novas atividades educativas e culturais e vai proporcionar o contato permanente da população com esta arte tradicional que mantém-se viva por meio do ensinamento das linguagens circenses de pai para filho e a manutenção de escolas.

Segundo a secretária de Cultura da cidade, Taiana Garcia, a criação do Circo Escola em Franco da Rocha consiste na instalação de uma lona tradicional de circo com todos os equipamentos necessários e a construção de um espaço de alvenaria para a equipe administrativa e armazenamento dos materiais.

As atividades, no entanto, vão muito além da lona. Franco firmou convênio com o setor de Educação Física – área de ginástica olímpica e especialização em circo – da UNICAMP para elaboração de plano pedagógico.

“Faremos a formação dos arte-educadores e profissionais de educação física que trabalham na rede via convênio da UNICAMP e também o acompanhamento e coordenação das atividades nos primeiros doze meses do projeto”, explicou Taiana. Quando o Circo Escola estiver em funcionamento, serão cerca de seis meses de período de adaptação por meio de oficinas. “Precisamos entender a demanda. Nesse período, vamos verificar o público que tem interesse nas atividades circenses”, disse a secretária.

O Circo Escola de Franco da Rocha vai manter as oficinas de circo – monociclo, malabares e clown (palhaço) que já acontecem na Secretaria de Cultura e vai absorver novos projetos como aulas de acrobacia (cama elástica, salto, dandes), equilibrio (monociclo, perna-de-pau, prato, rola-rola), entre outros. As atividades estão condicionadas ao convênio com a UNICAMP e também à contratação de profissionais – arte-educadores de circo.

“A lona do Circo Escola, durante os horários ociosos, receberá apresentação dos números desenvolvidos pelos alunos nas oficinas cuturais, espetáculos teatrais, shows musicais de artistas da cidade, entre outras atrações. É mais um espaço para lazer e cultura”, concluiu Taiana.

A construção do espaço do Circo Escola é via verba federal. A compra de equipamentos, manutenção do espaço e contratação de professores, no entanto, é atribuição do Poder Executivo.

Lazer

O Parque Municipal Benedito Bueno de Morais foi inaugurado em dezembro de 2016 e a obra entregue à população no aniversário de 72 anos de Franco da Rocha. O local conta com ginásio de esportes; pista para atletismo; academia ao ar livre; campo de futebol; piscinas, play ground e uma série de espaços destinados tanto à prática esportiva quanto ao desenvolvimento de atividades culturais como por exemplo, a apresentação peças teatrais.

O parque, entretanto, vai muito além da prática de esportes ou como meio de transformação cultural. O local já integra o dia a dia do cidadão franco-rochense que usa o espaço como ponto de encontro, lazer, descontração e para curtir o verde que a cidade oferece. Uma das principais atrações que acontecem no Benedito é o Vem pro Parque, que reúne diversas atividades de Saúde, esportes, gastronomia, artesanato e tantas outras formas de integração entre a comunidade.

(Texto: Adriana Carvalho – Fotos: Cesar Iury)