Franco integra 31 novos agentes de trânsito e trabalha na modernização do sistema viário

Trinta e um novos agentes da autoridade de trânsito passaram a integrar a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Franco da Rocha desde sexta-feira (31 de agosto).

Em cerimônia realizada na sede da Secretaria da Educação, os agentes receberam o certificado de formação profissional concedido pelo CEAT (Centro de Estudos Avançados e Treinamento/Trânsito). O curso teve início em fevereiro passado.

“Nosso objetivo é fiscalizar o cumprimento da legislação de trânsito e orientar os motoristas para que não cometam infrações”, destacou o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Renelis Pedroso. “As autuações são parte da fiscalização. Quando o motorista cometer infração, os agentes vão multar”, lembrou o secretário.

Entre os novos agentes estão 15 GCMs e 16 ATs. “Com essa nova turma de GCMs, chegamos a 30 guardas credenciados e aptos também a fiscalizar o trânsito, além da função original de patrulhamento. Todos estão devidamente autorizados por portaria a operar como agentes”, ressaltou Renelis.

Curso

Os 31 novos funcionários tiveram aulas de legislação de trânsito, inclusive aplicadas ao Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito; noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito; conceito de mobilidade e circulação; transporte de produtos perigosos; ética e cidadania; ética geral; ética profissional cidadania e trânsito; psicologia aplicada; comunicação interpessoal; administração de conflitos; diferenças individuais; assertividade, entre outros.

“Todos os nossos agentes estão treinados para evitar conflitos. Eles tiveram aulas voltadas à psicologia de forma que estão totalmente aptos a evitar o embate. No trânsito é muito comum ocorrer situações embaraçosas”, disse Renelis.

Modernização

Além do investimento em pessoal, no caso da contratação de novos agentes, treinamento e substituição dos uniformes, Franco da Rocha vem investindo na modernização do sistema viário visando garantir a fluidez no tráfego. A Rua Basílio Fazzi é exemplo disso e passa por obras de canalização do córrego, paisagismo e liberação de vagas de estacionamento.

“Está em fase de licitação, os sistemas semafóricos que serão instalados na Avenida Tonico Lenci, na altura do viaduto Vila Bela, Avenida Israel e Rua Padre Vieira, na Vila Bazu. A reorganização atingirá também o Jardim Alice e a Vila dos Comerciários”, explicou o secretário.

A implantação dos semáforos, que está prevista para acontecer até o final deste ano, vai organizar o tráfego de veículos e garantir a segurança de motoristas e pedestres.

“Já reduzimos em 75% o número de acidentes com mortes – de 8 vítimas fatais em 2017 para 2 óbitos até o final de agosto de 2018. Esse é o resultado do trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo, aliado à campanhas de trânsito como a que ocorreu recentemente, a Maio Amarelo”, destacou Renelis.

Ainda segundo o secretário, o Poder Executivo investiu em sinalização viária horizontal, que é de solo, como pintura de faixas, instalação de lombadas e etc, e a vertical, que são as placas indicativas fixadas ou suspensas.

“Numa próxima etapa, vamos implantar placas indicativas para facilitar a localização de bairros, prédios municipais, entre outros”, adiantou Renelis.

Fiscalização estendida

A chegada de novos agentes, que aumentou o número para cerca de 60 homens no trabalho diário de fiscalização, estendeu também a área de atuação e os horários. Na região central, os agentes trabalham entre 7h e 22h e, das 22h às 7h, quem fiscaliza são os GCMs credenciados.

“Além da área central, ampliamos a fiscalização para os principais bairros, que são Parque Vitória, Vila Bela, Lago Azul, Vila Bazu, Jardim Luciana, Parque Paulista, entre outros”, concluiu Renelis.

(Texto e foto: Adriana Carvalho)