Professores participam do 1º Seminário de Esporte, Lazer e Educação Física

Professores das oficinas esportivas disponibilizadas pela prefeitura participaram na última terça-feira (4) do 1º Seminário de Esporte, Lazer e Educação Física.

O evento ocorreu no Plenário Vereador Gilson Gabriel Rosa, na Câmara Municipal de Franco da Rocha e recebeu palestras de especialistas para debater e definir estratégias para a promoção da educação física.

Veja fotos do seminário

Abrindo o encontro, a secretária-adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Silmara Ciampone falou sobre a relevância de promover um evento como esse para os professores. “É importante que eles se reúnam para trocar informações, aprender mais e, principalmente, pensar em estratégias para melhorar a interação com os alunos”, afirmou.

O prefeito Kiko Celeguim esteve presente no encontro e saudou os professores pela participação. “Fico muito feliz por encontrar vocês aqui e poder ver os resultados de alguns dos investimentos feitos pelo esporte de Franco. Devemos incentivar e reconhecer ainda mais vocês, profissionais, para que se tornem cada vez mais completos. A prática esportiva é fundamental para que nossa população se desenvolva melhor”, declarou.

Primeira palestrante do dia, a coordenadora do Departamento de Educação Física da Secretaria de Educação de Caieiras, Profª M.ª Aide Angélica de Oliveira, abordou o tema “Defendendo a igualdade com o esporte adaptado”. Inclusão, respeito e interação das pessoas com deficiência permearam a fala da professora.

Ela ressaltou a importância de integrar a família na prática esportiva e de unir diferentes setores da sociedade para garantir a participação de todos nas atividades físicas disponibilizadas pela prefeitura. Aide mostrou ainda projetos e publicações de sua autoria que foram premiados e hoje são utilizados em todo o estado de São Paulo.

Após uma pausa para o café, as professoras Ana Carolina França, Ana Cristina de Oliveira, Eliene Assunção, Viviane Souza e a especialista Amanda Torres compartilharam com a plateia suas experiências com a implantação da oficina de pilates em Franco da Rocha.

Pilates para gestantes, para idosos e para pessoas com patologias de coluna e lesões articulares, são as modalidades trabalhadas nas oficinas da prefeitura, que hoje contam com cerca de 160 alunos participantes. Oferecida em quatro polos esportivos da cidade, a experiência resultou em respostas muito positivas da população.

De acordo com a professora Ana Carolina França, as mães saem renovadas das aulas. “Além de todos os benefícios já conhecidos, como alívio das dores na coluna, aumento da disposição e da força física, o pilates proporciona uma conexão maior da mãe com o bebê”, conta. “Os idosos, por exemplo, formam um grupo muito fiel às aulas. Eles têm a oportunidade de socializar e conhecer pessoas, o que ajuda muito nessa idade”, conclui.

Em seguida, o Profº Drº Alex Antônio Florindo, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF) da Universidade de São Paulo (USP), falou sobre métodos de avaliação de atividade física aplicados para a população. Encerrando a programação, a Profª M.ª Érica Verderi, especialista em reabilitação motora e o Profº Timóteo Leandro de Araújo, especialista na área de envelhecimento e atividade física, falaram sobre diferentes aspectos do envelhecimento e da importância em promoção da autonomia e independência da população de mais idade.

Para animar a plateia, Érica, criadora do Programa de Educação Postural (PEP), convidou o público para realizar exercícios motores indicados para pessoas mais velhas. Demonstrando boa forma e disposição, os professores participaram das atividades e, ao final, puderam tirar dúvidas e conversar com a palestrante.

(Texto e fotos: Luana Nascimento)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).