Franco disputa partidas de Xadrez e Damas pela Copa Cimbaju

Neste fim de semana (15 e 16) a equipe de jogadores de xadrez e damas de Franco da Rocha disputará mais uma rodada pela Copa Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri).

Os jogos serão realizados a partir das 8h no Salão do Centro Social Urbano (CSU), localizado no parque municipal Benedito Bueno de Morais. No sábado será a vez do grupo de xadrez e no domingo, damas.

A Copa Cimbaju reúne atletas do município de Caieiras, Mairiporã, Cajamar, Francisco Morato, além de Franco da Rocha, que disputam 12 modalidades esportivas.

As competições de damas estão em sua quarta rodada, já os jogos de xadrez compõem a terceira etapa pela competição.

No ranking das cidades participantes Franco da Rocha apresenta boa colocação, ocupando a primeira posição com damas e a terceira com a equipe de xadrez.

O time de xadrez que atua em competições conta com 8 jogadores divididos entre masculino e feminino, já o grupo de damas possui 5 membros, formando um time misto.

Esportes da mente

Os chamados esportes da mente, categoria que abrange as modalidades de xadrez e damas, possuem muitos adeptos na cidade. Atualmente cerca de 30 pessoas participam de oficinas dessas modalidades nos três polos esportivos de Franco, mas ainda há vagas disponíveis para quem se interessar em praticar.

Segundo o professor Filipe Perretti, o município possui bons representantes para as competições das quais participa. “Estamos formando as equipes novamente e já temos grandes jogadores”, afirma.

No ano passado a cidade organizou também o primeiro Festival de Xadrez e Damas, que contou com a participação de aproximadamente 50 atletas de diversas cidades e de outros estados. O evento teve a participação de Thauane de Medeiros, Atleta Olímpica da seleção brasileira de xadrez.

Confira os locais e horários das Oficinas de Xadrez e Damas:

Centro Social Urbano – (CSU)
DAMAS – Terça – 9h às 10h30 – Centro Social Urbano (CSU)
XADREZ – Terça – 10h30 às 12h – Centro Social Urbano (CSU)
DAMAS COMPETIÇÃO – Terça – 19h às 20h30 – Centro Social Urbano (CSU)
XADREZ COMPETIÇÃO – Terça – 20h30 às 22h – Centro Social Urbano (CSU)
DAMAS – Quinta – 9h às 10h30 – Centro Social Urbano (CSU)
XADREZ – Quinta – 10h30 às 12h – Centro Social Urbano (CSU)
DAMAS COMPETIÇÃO – Quinta – 19h às 20h30 – Centro Social Urbano (CSU)
XADREZ COMPETIÇÃO – Quinta – 20h30 às 22h – Centro Social Urbano (CSU)

Centro de Iniciação ao Esporte – (CIE)
DAMAS – Segunda – 16h30 às 18h – Centro de Iniciação ao Esporte (CIE)