Em comemoração ao Dia da Árvore, EMEBs recebem muda de Pau-brasil

“Árvore você merece nossa estima sincera, pois nos da fruto no outono e flores na primavera”. Essa foi a frase entoada pelos alunos da EMEB Izildinha Aparecida Nicodemo Jorge durante o plantio de uma muda de Pau-brasil no parquinho da unidade, deixando mais verde o visual do espaço em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. Veja fotos

A ação aconteceu nesta quarta-feira (26) e reuniu cerca de 30 crianças da escola, que antes de realizarem o plantio receberam diversas orientações, souberam mais dessa histórica árvore que dá nome ao nosso país e também participaram de um teatro “Árvore e seus amiguinhos”, que promoveu uma conscientização sobre o meio ambiente.

Ana Carlota, que é auxiliar de educação na unidade, comentou sobre essa experiência anterior ao plantio na turma da professora Mônica Amadi. “A muda da árvore ficou no centro da sala e as crianças ficaram no entorno da árvore. Nessa atividade elas formularam uma frase para ser falada durante o plantio (citada no começo da matéria), pois é importante esse contato entre ser humano e a natureza. Eles gostaram muito, pegaram, olharam. Quando viram a árvore ficaram maravilhados e muitos não conheciam ainda”.

Para comemorar a data simbólica de 21 de setembro, a muda foi entregue para as 53 unidades da rede municipal pela Secretaria de Infraestrutura e Habitação, por meio do núcleo de Meio Ambiente.

Cecilia Santana, que está há dois anos como diretora da EMEB Izildinha, falou sobre o preparativo antes da realização dessa ação. “A muda chegou na semana do Dia da Árvore e a coordenadora da nossa escola passou em todas as salas mostrando ela, falando sobre a importância das árvores para o dia a dia, da conscientização sobre a natureza, sobre as plantas, entre outros apontamentos”.

A diretora da unidade também contou que uma funcionária do setor de Meio Ambiente deu todas as orientações necessárias sobre como deveria ser feito o plantio e o melhor local indicado na EMEB, o que foi seguido à risca.

O aprendizado dos pequenos também foi destaque na fala de Cecília. “As crianças veem muito a parte teórica, e tiveram a oportunidade de ver na prática a árvore sendo plantada, pegar, olhar. Eles entenderam a atividade, a necessidade de cuidar do meio ambiente e gostaram muito desse processo, tanto de conhecer a árvore na sala, quanto do plantio. Foi muito produtivo para eles”, comentou.

Questionada sobre o motivo da ação, que é em comemoração ao “Dia da Árvore”, Cecília ressaltou a importância de conscientização das crianças quanto a natureza. “O mundo em si está precisando de mais verde. Por morarmos na cidade, na zona urbana, acabamos esquecendo da importância das plantas, árvores, da natureza em si e que não se vive sem ela, sendo de extrema importância sua preservação”, concluiu.

Doação das mudas

O núcleo de meio ambiente da prefeitura entregou entre os dias 17 e 20 de setembro as mudas nas unidades da rede municipal, fornecendo todas as orientações necessárias para o plantio correto do Pau-brasil.

Essa árvore que tem um valor histórico, simbólico e cultural, é também chamada popularmente de Ibirapitanga, que na linguagem Tupi significa madeira vermelha, uma de suas características. Além dessa característica, a árvore é cheia de espinhos no seu tronco sendo de médio porte, entre 9 e 10 metros de altura.

Essa espécie compõe a Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, além da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da União Internacional para a conservação da natureza, sendo de extrema importância sua preservação.

Quer ver mais do plantio de árvores de Pau-brasil nas EMEBs? Acompanhe o Blog da Educação e fique por dentro de tudo que acontece nas unidades.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)