Franco da Rocha é destaque regional ao bater meta de imunização na campanha contra poliomielite e sarampo

Do início de agosto até a segunda semana de setembro, Franco da Rocha participou da campanha nacional contra poliomielite e sarampo, mostrando que as equipes de saúde do município estão no caminho certo, uma vez que conseguiram obter a marca de 111,54% de cobertura vacinal, superando a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Além disso, Franco se destacou sendo o primeiro município da região a atingir essa meta, estando à frente de Francisco Morato, Caieiras, Mairiporã e Cajamar.

Durante a campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estavam com a vacinação disponível para o público-alvo, que são crianças de 1 a menores de 5 anos, conforme o horário de cada uma.

Para melhorar o atendimento ao público e conseguir maior cobertura, as equipes de saúde também foram a campo e aturam no parque municipal Benedito Bueno de Morais durante o evento Vem pro Parque, promovido pela prefeitura, onde fizeram a imunização, colaborando assim para que o município conseguisse bater as metas.

As equipes de saúde, formadas por membros da vigilância epidemiológica e da atenção básica das UBS, foram fundamentais para realização do trabalho. Além deles, a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social em conjunto com a Secretaria da Educação elaborou folders para serem encaminhados aos alunos da rede municipal, sendo cada escola muito importante na divulgação dessa campanha.

Os cidadãos ainda puderam ser atendidos aos sábados, nos três dias “D” que aconteceram em 4 e 18 de agosto, se repetindo no último dia de campanha, em 1º de setembro.

A gestora da vigilância epidemiológica, Thaís Rivera, falou sobre a campanha realizada em Franco da Rocha. “É importante por garantir a prevenção da doença no município. Com a vacina nessa grande quantidade de pessoas criamos uma barreira, um bloqueio, em uma população que era suscetível a ter a doença”.

Com números expressivos e metas alcançadas, Thaís fez uma avaliação do que deu certo e permitiu imunizar a população. “O planejamento da campanha foi o grande destaque. As ações integradas, as ações de comunicação e das equipes de saúde resultaram nesse destaque regional, em que nós, até a primeira fase da campanha, fomos o único município da região que bateu a meta, e agora nessa prorrogação que foi até o dia 14 de setembro somos o único da região que alcançamos a meta na faixa etária de 1 ano, que foi uma faixa com cobertura bem baixa na região e também em todo o país”.

Confira abaixo os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde:

01 ano: 96,24% (2151 doses aplicadas)
02 anos: 107,35% (2060 doses aplicadas)
03 anos: 120,18% (2293 doses aplicadas)
04 anos: 124,92% (2406 doses aplicadas)

Cobertura municipal: 111,54%

Avaliação da campanha

A auxiliar de enfermagem Lucilene Martins, que tem 25 anos de prefeitura, é funcionária de carreira e atua na vigilância há 10 anos com imunização reforçou a fala da gestora. “Eu acredito que nosso diferencial na campanha foi o conjunto que fizemos com educação e com a comunicação, pois houve mais divulgação nas escolas, por meio dos panfletos. Creio que isso foi o fator que fez estarmos à frente”.

Segundo Thaís, foram feitos cerca de 16 mil panfletos com diversas orientações sobre a vacinação. Além disso, houve um trabalho anterior de conscientização com diretores, professores e outros membros da rede municipal, incentivando que repassassem todas as informações em sala de aula.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Equipe Saúde)