Turmas de Capoeira receberam novas faixas no Centro Cultural

Cerca de 90 alunos com idade a partir de 7 anos e até idosos, todos das turmas de Capoeira de Franco da Rocha estiveram no Centro Cultural Newton Gomes de Sá na quinta-feira (27), para a tradicional troca de faixas que acontece anualmente entre os frequentadores.

“Depois da primeira troca, que aconteceu em 2015, fazemos todos os anos, porque novos alunos vão chegando e o conhecimento é progressivo na Capoeira e por isso vão trocando a cor do cordão conforme a graduação”, explicou a diretora de Proteção Social da SADS de Franco da Rocha, Yngrid Padilha.

As turmas de Capoeira sob o comando do professor Claudemir Ramos, o “Costinha”, são dos CRAS Monte Verde, Vila Bazú, Lago Azul e Jardim Luciana, além do Centro de Convivência.

Veja mais fotos do evento.

“Essa é uma atividade intergeracional que vem propiciando espaço de convivência entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. A Capoeira também contribui com o desenvolvimento pessoal e social e na prevenção de situações de risco social. Os treinos acontecem vez por semana nos períodos da manhã e da tarde em cada unidade de atendimento”, explicou Yngrid..

CRAS

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são a porta de entrada da Assistência Social nos municípios. Trata-se de equipamento público localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

Os CRAS viabilizam a articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, possibilitando o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social.

CECO

O Centro de Convivência Vera Lucia Magagnini Santos funciona junto ao CAPS Infanto Juvenil na região central de Franco da Rocha e tem por objetivo estimular a socialização dos frequentadores, por meio dos trabalhos que são realizados como oficinas de artesanato, culinária experimental, recreação e esportes.

Evento

Na troca de faixas realizada na semana passada, além dos alunos da Capoeira, participaram do evento, os familiares de crianças, jovens e adultos.

Segundo a organização, cerca de 330 pessoas estiveram no Centro Cultural de Franco da Rocha.

(Texto e fotos: Adriana Carvalho)