Museu itinerante Catavento chega nesta quarta (10) no parque municipal

Já imaginou um museu sair do lugar de onde está e vir até aqui? Sim, agora isso é possível graças ao projeto Museu Itinerante Catavento, que vai trazer a ciência para mais perto de você.

A carreta estará aqui em Franco da Rocha, no parque municipal Benedito Bueno de Morais nesta quarta-feira (10) e ficará no local até o dia seguinte, 11 de outubro.

Na quarta, a visitação ficará disponível para a população das 9h às 15h30. A partir desse horário será a vez dos alunos da Escola Estadual Benedito Fagundes Marques (BEFAMA). Já na quinta-feira (11), o projeto atenderá a rede municipal e os alunos da EMEB Adamastor Baptista visitarão o espaço ao longo do dia.

Mais sobre o projeto

É desenvolvido em conjunto entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o Museu Catavento que tem por objetivo levar, de forma itinerante, o museu a diversos municípios do Estado de São Paulo. A Secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer foi a responsável por trazer o projeto para Franco.

Dentro da carreta, a ciência é apresentada de uma forma simples, divertida e interativa ao público das cidades.

O museu itinerante conta com nove experimentos que fazem parte do museu físico, localizado na cidade de São Paulo, e serão apresentados aos visitantes por dois educadores que trabalham no local.

Segundo a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Taiana Garcia, essa é uma grande oportunidade para o município. “Já poderemos despertar o interesse na moçada por assuntos ligados à ciência e museologia, o que beneficiará em muito as nossas construções do plano museológico do Museu de Arte Osório César”, este que está em construção e deve ser concluído no próximo ano.

Quais são os experimentos?

Bancada dos venenosos

A bancada dos venenosos apresenta alguns animais que, apesar de culturalmente conhecidos como perigosos, podem ter seu veneno utilizado para produção de remédios.

Gerador Van de Graaff

O Van de Graaff é um experimento desenvolvido para gerar tensões elétricas (voltagens) muito altas. Quando tocamos na esfera do gerador, as cargas que ali estão acumuladas se transferem para o nosso corpo e tendem a escapar pelas extremidades, por isso se acumulam em nossos cabelos. Como cada fio do cabelo possui o mesmo tipo de carga, essas cargas irão se repelir, deixando o cabelo “em pé”.

Pista de Embriaguez

Esta instalação simula o efeito visual da embriaguez. O objetivo é andar na pista sem encostar nos obstáculos. A pista é uma simulação da cidade, na qual os obstáculos poderiam ser carros ou postes.

Bicicleta Geradora

Um gerador está acoplado à roda que é movimentada pelos pedais e transforma energia mecânica (produzida pela pessoa que pedala) em energia elétrica. A energia elétrica produzida nesse caso é utilizada para acender um painel.

Gire como Patinadores

O experimento reproduz o giro de uma bailarina. Quanto mais próximo o corpo está do centro do equipamento maior será a concentração de massa, o que ocasionará o aumento da velocidade de giro. Porém ao afastar, a velocidade de giro diminuirá.

Terrário

O Terrário reproduz um microecossistema dentro de um recipiente fechado, onde há plantas, terra, água e ar. Para que haja vida é necessária a exposição à luz, que possibilita a fotossíntese. Nesse sistema tudo se renova, a água evapora e, ao condensar, volta para o solo.

Exposição Paisagens Cósmicas

A exposição foi desenvolvida para divulgar a Astronomia na sociedade tomando como referência o aniversário de 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Com curadoria científica e texto final de Angusto Damineli (IAG-USP), a exposição leva o visitante a explorar o Universo por meio de imagens em uma viagem da Terra ao Big Bang.

Água e óleo

Essa instalação demonstra que água e óleo não se misturam, esse efeito é bastante conhecido pelas pessoas, o experimento explica o fenômeno através da diferença de polaridade e densidade dos líquidos.

Globo do Relevo

Nesse globo é possível observar os relevos formados em nosso planeta em decorrência do constante movimento das placas tectônicas.

Anote na agenda

Museu Catavento, a ciência mais perto de você;
Data: 10 de outubro, das 9h às 15h30 (aberto ao público);
Local: Parque Municipal Benedito Bueno de Morais;
Endereço: Rua Nelson Rodrigues, s/n, centro de Franco da Rocha.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Divulgação)