De forma inédita, equipe franco-rochense conquista torneio InterCaps regional de futsal

A equipe de futsal do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) e do CECO (Centro de Convivência) de Franco da Rocha se uniram na última sexta-feira (19) e foram até Francisco Morato para participar do torneio InterCaps Regional de Futsal Professor Luiz Felipe Correa Leite, onde se sagrou campeã da competição, conquistando o título do torneio de forma inédita.

Os duelos foram divididos em dois grupos com três times em cada, para que depois as duas melhores equipes se enfrentassem em jogos de mata-mata.

Logo para começar, Franco acabou perdendo o primeiro jogo para Caieiras, por 3×2, em uma partida muito disputada. Depois teve mais uma chance e, a partir daí foram só vitórias para o time franco-rochense, sendo 3×0 contra a equipe da casa, Francisco Morato, 4×2 enfrentando Mairiporã e, após avançar de fase, derrotou Várzea Paulista pelo placar de 2×0.

Para se redimir da derrota do primeiro jogo, a final aconteceu contra a forte equipe de Caieiras e desse vez o time do CAPS de Franco levou a melhor, goleando o adversário e conquistando o título após o placar de 4×1, construído com muita garra pelos integrantes do Centro de Atenção.

Responsável por treinar a equipe mista, graças a uma parceria firmada entre CAPS e CECO, Vander Vinicius relatou como foi a partida decisiva. “O placar foi feito mais para o final, foi um jogo truncado, difícil. Primeiro tempo acabou 1×0 pra gente. Nosso goleiro fez boas defesas. Já no segundo tempo conseguimos construir o placar. Logo em seguida do 2×0, eles marcaram, o que pressionou mais nosso time. Fizemos dois gols ao final do jogo e vencemos”.

O treinador Vander, aproveitou para falar sobre a grande conquista obtida. “É um trabalho que vem sendo feito há uns quatro anos. A gente sempre quis vencer, mas nunca tínhamos conseguido chegar entre os quatro (semifinal). Foi uma conquista inédita, legal e feliz para todos. Sempre quisemos isso e deu tudo certo, conseguimos”.

Além de conquistar o título, a equipe do CAPS também fez história na competição ao ter Lucas, que foi vice-artilheiro do time e importante por ter marcado os dois últimos gols do jogo da final. Mas, não basta ter só ataque bom, no gol o time de Franco tinha um paredão. O goleiro Jorge foi o menos vazado na competição.

O trabalho realizado antes da conquista também foi destaque na fala do técnico. “Treinamos na unidade todas às quartas-feiras de manhã. Nos treinos fiz um trabalho técnico de posicionamento, passe, chute, e mesmo com algumas dificuldades eles pegaram as informações e replicaram no jogo. Fizeram tudo certo”.

A gestora da unidade, Ana Paula, que acompanha o dia a dia de cada integrante também comemorou a conquista. “Alegria muito grande, muito orgulho deles todos. Essa foi nossa primeira vitória no torneio e primeiro título”.

A trajetória da equipe na competição e o motivo que a gestora crê que ajudou a levar o time ao título fez parte de sua fala. “Participamos já há quatro anos dos jogos de InterCaps tanto em Morato quanto em Campinas. Agradecemos muito a união com o CECO, que usamos o espaço da quadra e o ótimo educador físico. Isso foi fundamental para nossa vitória”.

Questionada sobre como foi o momento da vitória, ela contou. “A reação dos campeões foi de muito orgulho. Foi uma grande conquista afetiva, social e mostrou a garra deles”, falou Ana.

Agora, conforme afirmou o treinador Vander, após essa conquista a equipe vai em busca de novos títulos na competição, visto que todos estão motivados querendo muito mais.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Equipe CAPS e CECO)