GAEP de Franco formou primeira turma deste ano no programa Força Jovem

Cerca de 50 estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Paulo Duarte receberam certificado de participação no programa de prevenção à violência, o Força Jovem, aplicado pelo Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha.

A cerimônia de formatura aconteceu na segunda-feira (5) e foi a primeira das dez escolas beneficiadas pelo programa. Aproximadamente 1,2 mil estudantes receberão o certificado este ano e também uma cartilha de prevenção às drogas.

Veja fotos da cerimônia

Participaram do evento a diretora e coordenadora da escola, Telma Menegate de Carvalho e Ieda da Silva Mancz, além de professores e funcionários; o comandante e o corregedor da GCMs de Franco, Elias Domingos de Oliveira e Edgard Cenachi; e o secretário dos Assuntos Jurídicos e da Cidadania, Paulo Mancz, representando o prefeito Kiko Celeguim.

“O caminho das drogas é muito fácil. Em nome de todos os estudantes, agradeço a oportunidade de conhecer formas de prevenção”, disse a aluna Giovana Santos.

A coordenadora do projeto da GCM, inspetora Maria da Conceição Inácio Gomes, agradeceu todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto. “Desejo que nossos estudantes tenham compreendido a importância da prevenção às drogas. E que sigam respeitando as pessoas e a natureza. Quero que saibam que cada um de vocês é como um filho para mim. Boa jornada a todos”, disse Conceição.

O secretário municipal Paulo Mancs destacou a relevância do programa do GAEP. “Cada um de vocês pode ser multiplicador dessas informações e dessa forma, ajudar a prevenir que outros jovens se envolvam com as drogas e violência”, ressaltou.

Programa

O Força Jovem consiste em palestras educativas que são ministradas em dez escolas estaduais, com foco no primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho inicia pela demonstração de drogas lícitas e suas variedades como álcool, tabaco e narguilé.

São oito encontros em cada unidade de Ensino e as palestras são mensais. Na outra etapa, a GCM Conceição apresenta as drogas proibidas como a maconha, cocaína, sintéticas e outras. O objetivo do programa é prevenir que os jovens estudantes sigam pelo caminho das drogas.

Nas palestras do GAEP, o principal recurso utilizado é a apresentação de vídeos. O trabalho também percorre os CRAS e UBSs em encontros previamente programados para a comunidade.

(Texto: Adriana carvalho – Foto: Orlando Júnior)