Alunos da EMEB Paulo Cardoso apresentam trabalhos na Mostra Cultural 2018

Na semana passada, alunos do 1º ao 5º ano da EMEB Paulo Cardoso exibiram trabalhos confeccionados durante a execução do “Projeto Aqui Não”, na Mostra Cultural 2018. O evento aconteceu nos dias 8 e 9 na Casa de Cultura Marielle Franco, localizada no centro da cidade.

O projeto teve início em meados de abril com o intuito de provocar uma reflexão acerca de temas sensíveis como violência, bullying e intolerância. O foco era propor aos estudantes o desafio de pensar em saídas para esses paradigmas utilizando ferramentas como diálogo, gentileza e empatia.

Dificuldade constante para as professoras, os conflitos e desentendimentos entre os alunos da EMEB fizeram com que elas se unissem à diretora Patricia Elizabeth Gaitán para elaborar um plano que fizesse com que as crianças melhorassem o comportamento para assimilar de maneira efetiva o conteúdo das aulas.

No início da ação cartazes com a frase ‘Aqui Não’ foram espalhados pelas dependências da escola e, como resposta, as crianças disseram tudo o que dificultava a convivência entre os colegas. Agressividade, bullying, preconceito e intolerância foram os temas mais abordados e, a partir dessa reflexão, nascia o projeto Aqui Não, convidando as crianças a se expressarem por meio da arte.

Na entrada da sala principal da Casa de Cultura havia um varal de fotografias dos alunos chamado de ‘Como eu me vejo e como o Outro me vê’. De um lado era exibido um retrato dos estudantes e do outro, desenhos feitos por eles mesmos completavam a fisionomia do colega.

Segundo Patricia Gaitán, o objetivo da instalação era despertar a percepção de si e do outro. “As brigas que aconteciam na escola faziam com que os alunos se enxergassem como inimigos, e essa atividade pretendia aproximá-los, fazendo-os ver o que há de melhor nos amigos, além de despertar a empatia e incentivar o diálogo”, conta.

A alimentação dos estudantes também era um tema que preocupava os professores e para apresentá-los ao universo dos alimentos, a escola organizou um passeio até o CEAGESP, no bairro da Vila Leopoldina. Durante a excursão eles passaram pelos stands de abastecimento, vendo de perto todo o caminho percorrido pelos alimentos até chegarem à merenda da escola. “Esse passeio também foi importante para que as crianças entendessem sobre desperdício e alimentação saudável”, detalha Patrícia.

O respeito aos funcionários da escola era outro desafio dos professores na EMEB e uma feliz coincidência fez as crianças se aproximarem do senhor Jocelin, de 63 anos, inspetor da escola. Durante a aula de ciências, a professora se lembrou que Jocelin havia sido garimpeiro e que sua história de vida poderia contribuir muito para o aprendizado de cada integrante da turma. A experiência com minerais e outras pedras levou o grupo até o Museu de Geociências da USP, no Butantã. “O passeio foi enriquecedor e a conversa com o inspetor foi fundamental para despertar o interesse deles pelo assunto. No Museu eles puderam ver até uma pepita de ouro”, diz a diretora.

Exibido com o intuito de provocar a percepção das emoções dos membros da EMEB, o filme Divertida Mente foi exibido na escola. De forma lúdica, o longa-metragem mostra as relações entre o corpo e a mente, traduzidas na importância de se trabalhar a inteligência emocional.

A fachada da Casa de Cultura serviu ainda de palco para que as crianças mostrassem uma apresentação de dança abordando a temática do racismo, da tolerância e do respeito às diferenças. Complementando o trabalho, eles falaram sobre xenofobia, confeccionando esculturas, máscaras e animais, evidenciando a cultura de cada região do Brasil.

De acordo com a diretora, o projeto foi um grande sucesso. “Os alunos ficaram muito felizes em ver que os trabalhos feitos na sala de aula em exibição para toda a cidade lá na Casa de Cultura. Depois de todas essas atividades, eu e os professores, podemos dizer que temos um ambiente mais tranquilo e que hoje as crianças valorizam o diálogo acima de tudo”, encerra.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)