Ação Comunitária do PETI convida população para evento nas escolas estaduais

Estudantes do 9º ano em diante de escolas estaduais de Franco da Rocha vão desenvolver ações comunitárias nas escolas onde estão matriculados ou em outros locais, a partir de sexta-feira, 23. Recentemente eles foram capacitados para multiplicar informações sobre o que é e como impedir o trabalho infantil. A qualificação desses alunos, agora agentes sociais e promotores da erradicação do trabalho infantil, aconteceu dentro do PETI, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

A comunidade onde estão as escolas que vão receber a ação comunitária, está convidada a comparecer às atividades. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Franco da Rocha, em parceria com outras secretarias municipais, programou: apresentações de capoeira e música; cantinho da beleza com esmaltação de unhas; aferição de pressão, verificação de diabetes, entre outras atividades. Também haverá distribuição de folders e jornais sobre o tema do PETI.

Confira datas, horários e os locais dos eventos:

23/11 – das 13h às 16h
Escola Vereador Luiz Alexandre – na quadra da escola
R. Ângelo Misson, 68 – Jardim dos Bandeirantes, Franco da Rocha – SP

26/11– 8h00 às 12h
Escola Elvira Parada Manga – na quadra da escola
R. Apolo, 201 – Vila Josefina, Franco da Rocha

29/11 – 13h às 16h
CRAS Lago Azul
Rua Oroxó, 165 – Lago Azul

04/12 – 8h às 12h
Escola Prof. José Parada – na quadra da escola
Rua Bem-te-v-i, s/n – Parque Pretoria, Franco da Rocha

PETI

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e reúne um conjunto de ações que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos.

O programa, além de assegurar transferência direta de renda às famílias, oferece a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento. A frequência à escola também é exigida.

Para inserir os menores no programa, basta que a família procure a gestão do Cadastro Único no município. Por outro lado, a assistência social do município pode também identificar trabalho infantil e encaminhá-la para o programa.

Em Franco da Rocha, o PETI tem uma série de ações de mobilização e prevenção do trabalho infantil. Desde 2015 está em vigor o decreto que nomeou a Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que promove as ações.

Entre essas ações aconteceu a formação de agentes sociais promotores da erradicação do trabalho infantil; mobilização de trabalhadores da rede oficial de ensino e da rede socioassistencial (CRAS, CREAS, conselheiros tutelares, conselhos de Direito, saúde, cultura, esporte, dentre outros); identificação do trabalho infantil em famílias moradoras de cada território dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); capacitação de adolescentes como protagonistas e agentes sociais promotores do combate ao trabalho infantil, entre outras ações.

(Texto: Adriana Carvalho – Arte: Dalmir Junior)