Franco da Rocha abre inscrições para curso sobre o psiquiatra Osório César

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, vai realizar o curso “Osório Cesar: cartografias restauradas”, que abordará a trajetória do médico Osório Thaumaturgo Cesar, precursor da arte terapia no Brasil e responsável por grande parte do acervo de obras de arte produzidas no Hospital Psiquiátrico do Juquery entre 1920 e 1970.

O curso terá 10 horas/aula e acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, das 10h às 17h, no auditório da ETEC Dr. Emilio Hernandez Aguilar (Estrada do Governo, 1635 – Vila Ramos, Franco da Rocha). Clique aqui para fazer sua inscrição.

A formação será ministrada pela jornalista e historiadora Regiane Mendes, que desenvolveu sua pesquisa de mestrado sobre a trajetória do Dr. Osório Cesar.

Os cursos integram o rol de ações previstas no convênio firmado em 2016 entre a Prefeitura de Franco e a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do Fundo de Interesses Difusos (FID), que visa a recuperação, restauração e modernização do Museu Osório Cesar, no Complexo Hospitalar do Juquery.

Os participantes que assistirem todas as sessões do curso vão receber certificado (curso livre).

Esta é a quarta formação oferecida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer desde que o convênio com o Governo do Estado entrou em vigor. Os outros eventos aconteceram em dezembro de 2017, em julho/agosto e setembro de 2018, respectivamente. Os cursos ministrados anteriormente são:

Introdução ao restauro de obras de arte em papel

Práticas Curatoriais

Introdução à proteção do patrimônio material e ao restauro de edifícios históricos

Serviço:

Curso “Osório Cesar: cartografias restauradas” – 45 vagas
Data: 10 e 11 de dezembro
Público-alvo: estudantes ou recém-formados nas áreas de arquitetura, museologia, artes visuais, educação, gestão pública ou cultural
Local: ETEC Dr. Emilio Hernandez Aguilar (Estrada do Governo, 1635 – Vila Ramos, Franco da Rocha)
Inscrições neste link