Novembro Azul: torneio de futebol e palestra sobre saúde do homem acontecerão no parque municipal

Novembro é o mês de conscientização sobre câncer de próstata e saúde masculina, e para mobilizar a população de Franco da Rocha, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria-Adjunta de Esportes, promoverá no sábado (24) o Campeonato Novembro Azul. Serão dois jogos de futebol, sendo o primeiro às 8h e o segundo às 9h no campo do parque municipal Benedito Bueno de Morais. No intervalo entre as partidas, haverá palestra sobre saúde do homem e diagnóstico precoce da doença.

Durante todo o mês de novembro, além dos serviços já oferecidos à população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) – vacinação, testes rápidos e outros – as salas de espera das UBSs de Franco estão disponíveis para rodas de conversa, discussões sobre a saúde do homem e também orientações e esclarecimento de dúvidas.

Novembro Azul

O movimento internacional que visa a conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde masculina, conhecido como Novembro Azul e Movember, surgiu há 15 anos (2003), na Austrália. Na época, um grupo de cerca de 30 homens deixou o bigode crescer – apesar de fora de moda – para atrair a atenção para a saúde masculina. Nasceu então a Movember Fundation, organização sem fins lucrativos que arrecada fundos para pesquisas e auxílio ao tratamento do câncer de próstata e outras doenças que atingem o público masculino.

No decorrer dos anos, a campanha recebeu muitos adeptos até se tornar mundial. Atualmente são mais de 20 países que desenvolvem ações que buscam especialmente alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Doença

O câncer de próstata é o tipo de câncer que mais afeta e o segundo mais mortal entre os homens em todo o mundo. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, à frente do reto sendo ela a responsável pela produção de até 70% do sêmen e, portanto, fundamental para a fertilidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 1 a cada 6 homens vão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos um caso é diagnosticado no mundo e, a cada 40 minutos, há uma morte ocasionada por câncer de próstata. A maior parte dos casos acontece em homens com mais de 65 anos.

Os exames preventivos que detectam o câncer de próstata devem acontecer a partir de 45 anos, especialmente quando existem fatores de risco, que são: histórico familiar (pai, irmão e tios com a doença); negros sofrem maior incidência e obesos em geral têm mais câncer de próstata.

Sintomas

O câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando aparecem sinais, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura da doença. Nesta fase, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen

(Texto: Adriana Carvalho – Arte: Dalmir Junior)
*Com informações do Ministério da Saúde; Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de Urologia