Mostra de Artes de Franco segue com atrações diversificadas até dezembro

Segue até o dia 16 de dezembro, a Mostra de Arte e Cultura de Franco da Rocha, que reúne diversos tipos de manifestações culturais. Os trabalhos de artes plásticas foram produzidos desde o início de 2018 nas oficinas oferecidas pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Estão na Mostra no Centro Cultural, peças em Estamparia com Carimbos e em Estêncil; Grafite, Desenho Artístico na Ponta do Lápis; Desenho em Quadrinhos; Pintura em Tecido; Papietagem e Papel Machê, Xilogravura e Fotografia (apresentada por meio de vídeos).

Também acontecem apresentações de Dança Livre Contemporânea; Street Dance; Teatro adulto e juvenil; Percussão; Teatro para mulheres; Viola Caipira; Dança Contemporânea melhor idade e adulto; Musicalização e Teclados, Break; Canto Coral; Memórias e História; Violão, prática instrumental e composição musical, Yoga e Artes Cênicas infantil juvenil e intermediário e Teatro especial dos CAPS I, CAPS AD e GCM.

Veja mais fotos da exposição.

Oficinas

As oficinas culturais de Franco da Rocha reúnem cerca de 1,2 mil alunos nos segmentos mencionados. As aulas acontecem ao menos duas vezes por semana com duas horas de duração para cada turma. Algumas dessas oficinas tem entre 3 e 4 encontros semanais, segundo o diretor de Cultura da Prefeitura de Franco da Rocha, Adilson Cunha.

“Esse trabalho é muito importante para a transformação desses jovens que frequentam as oficinas. Há casos em que a pessoa apresentava problemas de comportamento na escola ou mesmo na vida cotidiana. A participação nessas oficinas é capaz de melhorar esse comportamento rebelde”, diz Adilson.

Por outro lado, aprender a produzir algo pode representar geração de renda. “Essa é a ideia também. Nossos jovens podem obter renda com a venda dos produtos que aprendem a fazer”, destaca o diretor.

Jovens que iniciaram nas oficinas da cidade há alguns anos já estão em grupos de teatro. “Integram o Estação Poesia”, concluiu Adilson.

Teatro

Nas noites de segunda e terça-feira, (26 e 27) aconteceu a apresentação do teatro Proibido para Maiores, da oficina infantil da professora Tábatha Lima Savarezzi, autora da peça.

Cerca de 20 crianças apresentaram no palco do Centro Cultural, o cotidiano dos desencontros entre elas e os pais. De início elas pretendiam viver sem os adultos, mas no decorrer da peça, percebem a necessidade de viver junto aos pais. O recado, porém, é direto: tem que haver mais compreensão de ambas as partes.

Ao final da apresentação, as crianças fizeram emocionada homenagem à professora Tábatha.

Confira a lista de atrações que acontecem até o dia 16 de dezembro

29 de novembro (quinta-feira)
Festival de Dança e Ginástica da Escola Estadual José Parada
Horário: às 18h