Futuro do ensino e metas previstas no PME são debatidas durante 4ª Conferência Municipal da Educação

Na última quarta-feira (12), o auditório da Secretaria da Educação foi palco para diversos debates durante a 4ª Conferência Municipal da Educação, que reuniu os gestores das EMEBs do município e membros da secretaria. Confira fotos da atividade

Durante o encontro, foi realizado o monitoramento e avaliação do Plano Municipal da Educação (PME), em que foram analisadas as metas cumpridas, o que é necessário para alcançar as metas, análises das possibilidades, as evoluções das metas de 2015 a 2018 e o planejamento para o futuro, até 2024.

Abrindo a atividade, a Secretária da Educação, Renata Celeguim comentou com os presentes sobre a atual situação do país, as mudanças no cenário econômico nacional e nos investimentos no setor da educação para os próximos anos por parte do Governo Federal, por exemplo, com a redução de recursos para a área vindos do PIB, para menos de 5%.

Além disso, Renata garantiu que mesmo com a redução de investimentos, o governo municipal vai trabalhar para manter o que foi estabelecido quanto aos direitos daqueles que trabalham para melhorar e fazer a educação em Franco da Rocha. “Nós vamos cumprir com nosso plano de carreira. Temos que fazer todo o esforço possível para garantir os direitos dos professores e trabalhadores da rede. Não podemos parar de debater, entender o porque as coisas às vezes não acontecem. Sempre surgem novas ideias, uma alternativa, um caminho a seguir”.

Mesmo com a atual situação econômica do país, a Secretária da Educação afirmou que independente da retirada de alguns investimentos na área da educação, não é possível retirarem a capacidade dos membros de discutir, debater e de continuar fazendo uma escola de qualidade, com aquilo que cada integrante da rede tem em mãos.

Logo depois da abertura, a maioria das salas no prédio da secretaria foram ocupadas pelos representantes das unidades escolares e membros da Secretaria da Educação, que se dividiram em grupos por meta, para debater e avaliar o que foi estabelecido no PME.

Nesses grupos foram lembradas as estratégias da meta definidas em 2015, a situação atual ou proposta de alteração da redação, se as metas foram alcançadas ou não, ou se precisam de alteração, a justificativa ou proposta de uma nova redação e, por fim, a proposta para a assembleia da conferência.

Também participaram do encontro membros da sociedade civil como Raphael Cruz, da Assistência Social e representante da Cultura, Elielton, além dos integrantes do Conselho Municipal da Educação.

A que se refere cada meta?

Meta 1 – Educação Infantil
Metas 2 e 5 – Ensino Fundamental e Alfabetização
Meta 3 – Ensino Médio
Meta 4 – Educação Inclusiva
Meta 6 – Educação de Tempo Integral
Meta 7 – Qualidade no ensino com Aprendizagem na Idade Certa
Meta 8 – Escolaridade Média Meta 9 – Alfabetização de Jovens e Adultos
Meta 10 – EJA Integrada à Educação Profissional
Meta 11 – Educação Profissional
Meta 12 – Educação Superior
Meta 13 – Titulação de Professores do Ensino Superior
Meta 14 – Pós-graduação
Meta 15 – Formação de Professores
Meta 16 – Formação continuada de professores
Meta 17 – Valorização do Professor
Meta 18 – Plano de Carreira Docente
Meta 19 – Gestão Democrática
Meta 20 – Financiamento da Educação

Segundo documento entregue para cada participante, o Plano Municipal da Educação de Franco da Rocha, foi aprovado em 25 de junho de 2014 e tem validade até 2024, sendo monitorado anualmente e avaliado a cada três anos. Já o Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado em 2014 e tem validade de 10 anos. Esse plano estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação.

Por isso, todos os municípios deviam elaborar, a partir do PNE, seus Planos Municipais de Educação, no qual deviam ser realizados planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos no PNE — considerando a situação, as demandas e necessidades locais.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)