Na FATEC, pesquisadores apresentam a palestra ‘Olhares para o Museu de Arte Osório Cesar’

No último dia 27, os pesquisadores Eurípedes Gomes da Cruz Júnior e Rosa Cristina Maria de Carvalho apresentaram a palestra ‘Olhares para o Museu de Arte Osório Cesar’ na Fatec de Franco da Rocha. O evento, realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, faz parte das atividades de formação desenvolvidas no âmbito da reabertura do museu.

Eurípedes escreveu a tese de doutorado ‘Do Asilo ao Museu: Ciência e Arte nas Coleções da Loucura’, pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPG-PMUS, UNIRIO/ MAST), estudando coleções de instituições como o Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro – no qual trabalha – e a coleção do Museu de Arte Osório Cesar, no Complexo Hospitalar do Juquery.

O pesquisador apresentou parte do seu estudo com destaque para a psiquiatra Nise da Silveira, conhecida por revolucionar a área médica no século XX, introduzindo práticas terapêuticas por meio da arte no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, localizado em Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, além de fundar o Museu de Imagens do Inconsciente no local.

Em sua fala, Euripedes pontuou que antes de Nise da Silveira, o psiquiatra e crítico de arte Osório Cesar já estudava a arte como terapia, no Complexo Psiquiátrico do Juquery (atual Complexo Hospitalar do Juquery).

Rosa Cristina Maria de Carvalho, apresentou ao público sua tese de doutorado. Intitulada ‘A Formação do Pensamento Estético de Osório Cesar: Estudo dos textos sobre arte e cultura escritos no período de 1920 a 1960’, realizada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH UNICAMP) evidenciou a importante contribuição de Osório Cesar para a História da Arte, além da psiquiatria e sua influência na arte moderna brasileira.

Presente na plateia, a historiadora Mara Cristina, professora de História na ETEC Dr. Emílio Hernandez Aguilar, complementou a fala da pesquisadora, relacionando os textos de Osório Cesar com a sua atuação política eclética e influente. Cesar é tema de um capítulo do livro ‘Franco da Rocha: História e Imagens’, projeto desenvolvido em 2013 por Mara com estudantes da ETEC.

Como crítico de arte, Osório Cesar atuou em importantes jornais da época, como a Folha da Noite, vinculada a Folha de São Paulo. Os textos do psiquiatra foram fontes de estudo para a pesquisadora Rosa Cristina Maria de Carvalho.

Ambas as pesquisas apresentadas no evento são essenciais para o dimensionamento da importância do Museu de Arte Osório Cesar, estabelecendo um paralelo entre a história local com questões universais, como o pioneirismo do psiquiatra e critico de arte, ao estudar as produções artísticas em um hospital psiquiátrico.

É importante ressaltar que a arte do Juquery está presente em importantes instituições, como o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e a Collection de l’Art Brut (Coleção de Arte Bruta), em Lausanne, Suíça.

(Texto: Elielton Ribeiro, Técnico em Museologia do Museu de Arte Osório Cesar – Fotos: Edilson Teles)