Com 60% das obras concluídas, Terminal Oeste já ganha forma

Desde novembro de 2015, quando novos semáforos foram instalados em Franco da Rocha junto com a chegada do Terminal Leste, os moradores do município puderam ver grandes modificações na organização viária da cidade.

E isso continua em 2019, com as obras para construção do Terminal de Ônibus Oeste, que está em andamento desde julho do ano passado. Veja fotos do andamento da obra

O novo terminal ficará onde funcionava a antiga feira aos domingos, ao lado da estação de trens e atenderá, como o nome já diz, as linhas do lado oeste da cidade como Jardim Luciana, Jardim Colinas, Bom Tempo, Jardim Bandeirantes, entre outras.

A expectativa é que essa obra melhore a circulação dos veículos principalmente na Avenida dos Expedicionários, onde atualmente os ônibus param.

As máquinas estão a todo vapor trabalhando no espaço do novo terminal e a expectativa é que a obra seja entregue para a população até o final do primeiro semestre de 2019, dependendo das condições climáticas.

Segundo a engenheira responsável Fabiana Grecco, da empresa Tower Engenharia e Construção, a obra chegou a 60% de sua conclusão estando na etapa de instalação da estrutura metálica.

Como no Terminal Leste, o novo terminal contará com acesso pela estação da CPTM. “Na próxima semana vai começar a cobertura da passarela que liga a estação no terminal. Já temos o gradil de um lado, 50% instalado, e na outra semana já começamos a instalar o gradil do lado oposto”.

Fabiana comentou que a parte de piso, que é de concreto dentro do terminal, também deve ser concluída na próxima semana, junto com as lajes dos banheiros.

Além disso, a engenheira contou o que já foi feito na obra e os passos seguintes. “Hidráulica concluída e a elétrica foi passada toda tubulação de infraestrutura, agora, a partir da próxima semana, entra a tubulação de incêndio. Na sequência, vai faltar só a conclusão do forro. Depois disso será feita a sinalização semafórica e pintura, que será mais para o final da obra, próximo da entrega”, afirmou.

O Secretario de Infraestrutura e Habitação da prefeitura, Eduardo Martins, também acompanhou a visita na obra e explicou como vai funcionar o novo terminal. “A plataforma é central porque vamos utilizar a mão inglesa, visto que os ônibus de Franco têm embarque e desembarque do lado direito, então, por obrigação e foi a solução do projeto, eles entram à esquerda”.

Martins afirmou que o projeto conta com 11 pontos de ônibus, sendo seis do lado esquerdo e cinco do direito. “A expectativa de atendimento deste terminal, segundo o projeto que fizemos, é em torno de 14 a 17 mil embarques por dia. Mas creio que com o passar do tempo esse número vai aumentar bem mais”.

Os desafios da obra também fizeram parte da fala do secretário. “Estamos fazendo uma obra aberta, nesse porte, no verão, o que acaba sendo mais difícil de ser concluída por conta da chuva. Além disso, os desafios são visíveis, uma vez que de um lado da obra está a linha férrea, com um monte de restrições de segurança e do outro lado o canal do rio aberto, que exige outras questões de segurança. Tivemos um grande trabalho com o canal de drenagem da água, que teve que ser direcionado pra frente do reservatório, entre outros”, contou.

Questionado se, em caso de fortes chuvas, o transbordamento do rio afetaria o novo terminal, Eduardo está confiante que não terá problemas quanto a isso. “A altura de piso do terminal já foi feita na cota de segurança do canal (acima da parede direita do rio). Nós estamos a 1,5 metros acima da margem do canal, então não tem possibilidade da água vir aqui. A cota de segurança é o mesmo nível da plataforma do trem, que, na história de Franco, desde que a estação foi feita essa nova plataforma nunca foi inundada”.

Histórico da obra

Esperado pela população, após a conclusão do Terminal Leste, a prefeitura trabalhou em busca de recursos para realização desta obra.

Em dezembro de 2017, o prefeito Kiko Celeguim assinou convênio com o Governo do Estado de São Paulo, que viabilizou financeiramente a construção do novo terminal, por meio do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento). Já em julho de 2018, houve a assinatura para início das obras do novo terminal.

O investimento para a realização da construção é de aproximadamente R$ 6 milhões, sendo uma parceria firmada entre a prefeitura de Franco da Rocha e o Governo do Estado de São Paulo.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Orlando Junior)