Abertura da Pré-conferência Municipal da Saúde aconteceu na UBS do Parque Vitória

Criada para dar voz aos usuários dos serviços de saúde da cidade, a Pré-conferência Municipal da Saúde começou na última terça-feira (12). A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Vitória foi escolhida para sediar a abertura do evento e recebeu a secretária, Lorena Oliveira, funcionários da pasta e moradores da região.

No encontro, estavam ainda o gerente da UBS, Nemias Martins; a diretora de Planejamento em Saúde, Solange Vialle e representantes do Conselho Municipal de Saúde, da pastoral da criança e do grupo Alcoólicos Anônimos.

Veja fotos do evento.

A conferência é uma oportunidade para que os gestores se reúnam com a comunidade para discutir os rumos da saúde do município, traçando as diretrizes e metas necessárias para planejar a implementação das ações sugeridas pela população.

Ao abrir o encontro, Lorena Oliveira traçou um panorama da evolução do cenário da saúde de Franco da Rocha nos últimos seis anos e falou a respeito das melhorias implantadas neste período, como a implantação da Atenção Básica, com mais investimentos nas UBS, compra de novos equipamentos, criação das salas de vacina, atendimento odontológico em todas as unidades, além da reinauguração das UBS do Mato Dentro, Parque Lanel, Jardim Bandeirantes e Jardim Luciana.

“A inauguração da nova UPA 24h proporcionou também mais conforto e qualidade no atendimento aos pacientes. Só em 2018, o equipamento realizou 250.000 atendimentos”, informou a secretária.

Lorena falou também sobre a importância da implantação do programa Estratégia de Saúde da Família na Atenção Básica da cidade, proporcionando atendimento integral e multidisciplinar, realizado por equipes treinadas que vão até o paciente. A mudança levou à prevenção de doenças e diminuição das taxas de internação.

“O sistema de saúde não é perfeito, disso todos sabem. Ainda há muitos problemas e os desafios são diários, mas nós estamos trabalhando para fazer o melhor e estamos aqui hoje para ouvir vocês”, completou Lorena.

Logo em seguida, foi a vez dos moradores exporem suas propostas. Tatiane Silva solicitou a manutenção das academias de saúde. Segundo ela, por ficarem ao ar livre a deterioração ocorre mais rapidamente.

Ao longo da conferência os moradores levantaram questionamentos sobre a disponibilidade de medicação nas farmácias das UBS, troca de equipamentos, reforma das unidades, especialmente nas calçadas para facilitar a acessibilidade, e medidas para conscientizar a população quanto à febre amarela.

Antônia Silva esteve na reunião com as duas irmãs, ela conta que, desta vez, fez questão de agradecer o atendimento que recebeu em suas últimas visitas à UBS do Parque Vitória, principalmente pela atenção da recepcionista Neide. “Às vezes chegamos aqui nervosos, doentes, e o bom atendimento faz toda a diferença para a gente se acalmar. O gerente aqui também está de parabéns”, afirmou.

Todas as sugestões dos moradores foram documentadas e serão avaliadas na próxima fase dos encontros, na Conferência Municipal da Saúde que acontecerá no dia 23 de março, na Fatec Franco da Rocha. O mesmo processo ocorrerá ainda na esfera estadual e, por último, federal.

Ao todo, serão seis encontros, realizados em diferentes regiões da cidade. Na terça-feira, dia 19, às 14h, a pré-conferência acontecerá na UBS Adilson Gomes de Sá, localizada na Av. Sete de Setembro, 1896 – Parque Lanel.

Confira as datas e locais dos próximos encontros:

Dia 19 de fevereiro, às 14h, na UBS Adilson Gomes de Sá
Endereço: avenida Sete de Setembro, 1896 – Parque Lanel

Dia 22 de fevereiro, às 14h, no CRAS Lago Azul
Endereço: rua Oroxó, 165 – Lago Azul

Dia 26 de fevereiro, às 14h, no CRAS Jardim Luciana
Endereço: av. Pacaembu, 11 – Jardim Luciana

Dia 28 de fevereiro, às 14h, na Praça da Saúde
Endereço: rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)