Guarda Municipal de Franco da Rocha completa 21 anos de fundação

Comprometimento e competência. Esses são os adjetivos que mais combinam com o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), em operação em Franco da Rocha desde 12 de fevereiro de1998.

Nesses 21 anos de atuação, a GCM incorporou uma série de novas funções que vão muito além de “zelar pelos bens, serviços e instalações do município”.

A Guarda trabalha na prevenção de crimes. Ou seja: o patrulhamento e as operações pela cidade invariavelmente resultam na apreensão de veículos roubados ou furtados; prisões de pessoas procuradas pela Justiça e evita o cometimento de crimes como furtos e roubos.

Por outro lado a GCM de Franco integra o rol de forças de segurança composto por corporações como a Polícia Militar. São frequentes as blitz de trânsito em conjunto e que também apresentam resultados positivos. Um convênio entre a GCM e a Secretaria Municipal de Trânsito permite que a Guarda faça a fiscalização de trânsito. Se necessário, a GCM está apta para autuar motoristas infratores.

Entre os casos de destaque em que a GCM atuou, Priscila de Almeida Silva, integrante da área administrativa da corporação, lembra de um episódio marcante, ocorrido há mais de uma década.

“Antes da construção da estação de trem, havia a passagem de nível, que é onde ficavam as cancelas para a travessia de pedestres. Por lá tinha um café, que foi assaltado numa determinada ocasião. Em patrulhamento, conseguimos prender dois assaltantes e fomos além: também prendemos um integrante do Primeiro Comando da Capital, o PCC. Ele não tinha envolvimento com aquele roubo, mas foi fiscalizado numa blitz. O sujeito tinha ficha criminal repleta e havia se evadido de um presídio bem longe daqui. Conseguimos devolvê-lo à penitenciária de origem”, lembrou Priscila.

Já a inspetora Maria da Conceição Inácio Gomes destaca o desempenho da GCM para inibir a realização de bailes funks e pancadões nas vias públicas. “Nosso envolvimento é constante para que não haja a realização desses eventos, que prejudicam a vizinhança onde ocorrem”, destacou Conceição.

Resgates

Cercada de grande área de mata, é comum que animais se percam de seu habitat e apareçam em casas e comércios de Franco da Rocha. “Fazemos a remoção desses animais como cobras, corujas, tatus, porco-espinho, entre outros, para os locais próprios”, disse Priscila.

A GCM também age em conjunto com diversas secretarias municipais. Com Transporte e Trânsito, é mais comum o trabalho coletivo, mas a Guarda faz acompanhamentos da Secretaria de Assistência Social e também em casos de desocupações da Secretaria de Infraestrutura e Habitação.

Cursos

Não são só ações externas de combate à criminalidade, prevenção e acompanhamento que a GCM de Franco desenvolve. O efetivo, composto por 75 servidores, passa por treinamentos diversos, inclusive para a adequação à legislação vigente.

Todo ano a corporação faz o Estágio de Qualificação Anual (EQP), ministrado até por integrantes da própria GCM e também em outras instituições.

Treinamentos do tipo: defesa pessoal, técnicas operacionais, armamento, tiro e gerenciamento de crise são frequentes para os GCMs de Franco da Rocha.

Em caso de necessidade, acione a GCM pelo telefone 153.

(Texto: Adriana Carvalho – Foto: Guarda Municipal de Franco da Rocha)