Quartas Histórias: Biblioteca Municipal apresenta contação de história sobre o Carnaval

A arte de contar histórias é uma das atividades mais antigas já realizadas. Desde os tempos mais remotos a linguagem oral era utilizada para resgatar a memória cultural e afetiva das pessoas. E até hoje é difícil encontrar quem não goste de ouvir um bom conto.

Pensando nisso, a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, criou o projeto “Quartas Histórias”, evento gratuito que levará contação de história à Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado, na última quarta-feira de cada mês.

Para começar, no dia 13 de março vai rolar uma edição especial de carnaval com o espetáculo “O Maior Show da Terra”, realizado pela Cia Tricreart. Apresentada em duas sessões, sendo a primeira às 10h e a segunda às 14h, a montagem promete contar com muita música e diversão, as origens da maior festa popular do mundo.

O enredo fala sobre um romance entre Pierrô e Colombina, que começa em meio às celebrações de um baile de carnaval realizado dentro de uma floresta. No meio do caminho, os personagens são surpreendidos por um mistério envolvendo uma tal fantasia de carnaval. Serpentinas, confetes, cores e máscaras farão parte do enredo dessa história imperdível, e para encerrar em ritmo de festa, os atores apresentarão um número com as canções da inesquecível Chiquinha Gonzaga, autora da primeira marchinha de carnaval.

O Projeto

Criado para ampliar o universo da literatura e dos contos para as crianças, o projeto Quartas Histórias, cujo título é inspirado no livro de Rinaldo Fernandes, em homenagem à obra de Guimarães Rosa, pretende estimular a criatividade e a imaginação infantil, resgatando antigas tradições orais.

Na última quarta-feira de cada mês, o público terá uma história diferente na Biblioteca Municipal, sempre em duas sessões, às 10h e às 14h.

Anote na agenda:

Quartas histórias – O Maior Show da Terra
Data: 27 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: primeira sessão às 10h, segunda às 14h
Local: Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado
Endereço: Av. dos Coqueiros, s/n – Centro
Classificação: Livre

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior)