Ações contra a dengue continuam neste sábado (23) em Franco da Rocha

A Secretaria de Saúde de Franco da Rocha prossegue neste sábado, 23 de fevereiro, com ações de combate ao Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Dengue. O mutirão de buscas aos criadouros vai acontecer nos bairros Monte Verde, Vila Lanfranchi e Vila Palmares e envolverá agentes de combate a endemias (AGEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs), além de outros profissionais da Saúde, do núcleo de zoonoses e vetores.

Desde janeiro de 2018, Franco da Rocha não registrou casos de Dengue. Ainda assim, as atividades seguem intensas na luta contra a proliferação do mosquito.

Entre 11 e 16 de fevereiro, a semana estadual de mobilização contra a Dengue, ação coordenada com o Governo do Estado realizou em Franco, diversas atividades de combate ao mosquito transmissor. Foram realizados mutirões de limpeza em escolas (eliminação de criadouros); gincanas; trabalhos com textos jornalísticos sobre o tema (jornais e internet; palestras de conscientização; produção e distribuição de panfletos; atividades lúdicas; teatrinho da dengue; pesquisa em microscópio das características do mosquito Aedes, entre outras atividades.

Segundo a gestora do Núcleo de Zoonoses e Vetores da Prefeitura de Franco da Rocha, Sandra Regina C. Correa, as ações nas escolas vão prosseguir durante todo o ano letivo e vão envolver alunos, direção, professores e comunidade local. “Teremos vistorias e eliminação de criadouros, além de atividades educativas no parque, com entrega de panfletos; distribuição de faixas, folders e cartazes”, destacou.

Texto: Adriana Carvalho – Foto: Secretaria de Saúde