Equipes do trânsito realizam operação para fiscalização do transporte escolar de Franco da Rocha

Equipes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana realizou ontem (14) uma operação de fiscalização das vans escolares que rodam pela cidade. A ação aconteceu em frente à EMEB Donald Savazoni, localizada no bairro Jardim Progresso.

Os veículos que atuam no transporte escolar precisam seguir normas de segurança e padronização. As exigências vão desde identificação visual com faixa lateral, credenciamento na prefeitura e no Detran e a vistoria feita a cada 6 meses.

O secretário-adjunto de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Anderson Rodrigues esteve no local acompanhando os agentes e explicou o objetivo da ação. “O intuito é fiscalizar a situação dos veículos e condutores do transporte escolar franco-rochense para garantir a segurança das crianças que são transportadas todos os dias”, contou.

No estacionamento destinado às vans, os agentes realizaram a fiscalização dos veículos seguindo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabelece as condições mínimas de segurança para o transporte de passageiros com idade inferior a dez anos em automóveis.

A documentação exigida inclui alvará de transporte escolar, selo de vistoria, documentos dos veículos, CNH dos condutores com categoria D e laudo de regularização do cronotacógrafo.

Ao todo dez veículos de transporte escolar foram fiscalizados e 5 notificações foram emitidas para que, no prazo de 24 horas, os responsáveis pudessem regularizar as pendências junto ao Detran.

A segurança é fundamental no transporte escolar e os pais devem ficar atentos ao serviço contratado, verificando se o condutor é habilitado, no mínimo na categoria D, se ele possui na habilitação a inscrição ‘T.E’., que indica a conclusão do curso de especialização para transporte de escolares, se há autorização da prefeitura e vistoria do Detran, além de se certificar das condições do veículo e equipamentos obrigatórios como cinto de segurança.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)