Membros da APAE dão show de alegria em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

O sol não quis brilhar pela manhã, o dia amanheceu meio cinza, mas os profissionais e atendidos da APAE (Associação de Pais e Amigos) de Franco da Rocha fizeram brilhar uma luz incrível em si, cheios de boas energias em cada um dos presentes na ação realizada nas ruas do municipio, em uma parceria com a prefeitura nesta quinta-feira (21). Veja fotos da ação

Isso porque os membros da instituição realizaram uma caminhada que partiu da sua sede até o Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down e transbordaram muito amor, carinho e conhecimento a quem passava pelo grupo.

O que se viu no local? Sorrisos lindos das crianças, abraços apertados entre familiares e profissionais, além de muita informação sobre a Síndrome, que acontece porque que na hora da concepção há uma variação genética onde o cromossomo 21 aparece três vezes em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Issofoi informado durante a ação para que as pessoas deixem de ter preconceito e se conscientizem.

Maira Cristina é coordenadora da unidade e falou sobre o percurso feito pelas pessoas que participaram da ação. “Iniciamos a caminhada em frente à instituição da APAE, passamos pelo calçadão do centro, e viemos até o parque. Muitas pessoas não tem conhecimento que existe a APAE no municipio, apesar do tempo que se encontra em Franco da Rocha, e muitos ficaram até surpresos”.

O grupo caminhava pelas ruas com uma caixa de som e um microfone, falando sobre Síndrome de Down e cartazes para conscientizar as pessoas. Também apresentaram o trabalho da associação.

“Além de conscientizar sobre o Down, nosso intuito é mostrar que temos uma APAE. Deixo meu convite a toda população para fazer uma visita na unidade, o que é muito importante para nós. Nosso trabalho é diretamente com pessoas com deficiência, atendendo sem limite de idade. Estamos na Rua Antônio Cardoso Moreira, 180, Companhia Fazenda Belem”.

Pós-caminhada, o dia, que é muito importante, foi celebrado em grande estilo com um piquenique no parque. A coordenadora falou sobre a importância da ação. “Nós trabalhamos com uma agenda antecipada, planejando essas datas especiais e comemorativas no intuito de conscientizar tanto o município de Franco da Rocha, tanto de mostrar para o público tomar conhecimento e dizer que a Síndrome de Down não tem contágio. Que o contágio seja apenas de conscientização das pessoas e que fale um para o outro”.

Psicóloga da unidade há 13 anos, Cleusa Silverio, explicou sobre seu trabalho na unidade, preparando as crianças para o mundo. “Falo da questão deles se perceberem frente às pessoas, de que não são diferentes e que são tão capazes quanto qualquer um, independente das limitações que eles têm, sabem do seus potenciais. Trabalho autoestima, autopercepção, direitos e deveres diante da sociedade, conscientização deles do papel de cidadão. É muito bom também o trabalho com a família. A psicologia atua nesse ambiente num todo”.

Aproveitando o piquenique junto com sua filha Valentina, de 1 ano e 3 meses, a mãe Josilene Silva falou sobre a importância da instituição na sua vida e a qualidade do serviço oferecido. “É uma instituição maravilhosa que acolhe muito bem seus atendidos, os funcionários são excelente e dão todo apoio que os pais precisam, pois não é só as questões quanto a criança, tem os pais que precisam de ajuda também”.

Sobre a divulgação da APAE, Josilene deseja ver a sociedade mais envolvida. “Precisamos ser mais apoiados pela comunidade, mais apoio de órgãos do governo, que já temos da prefeitura, pois é um trabalho maravilhoso. Minha filha é perfeita, todas são crianças maravilhosas e só tenho a agradecer tanto a APAE quanto a comunidade. As pessoas precisam conhecer a instituição”.

A filha de Josilne recebe atendimento na unidade há sete meses e a mãe falou sobre sua participação na ação. “Foi uma surpresa, é a primeira vez que participo de uma atividade assim, eu amei e com certeza vou participar de todas”.

Durante a caminhada, a APAE contou com a colaboração da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, que disponibilizou veículos para controlarem o fluxo de carros, garantindo assim a segurança de todos os participantes.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Orlando Junior)