IX Conferência Municipal da Saúde é realizada em Franco da Rocha

No último sábado (23), trabalhadores da saúde, gestores e moradores de Franco da Rocha participaram da IX Conferência Municipal da Saúde. O Evento, que reuniu cerca de 100 pessoas, foi realizado na ETEC Franco da Rocha, no centro.

O tema escolhido para esta edição foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, além de três eixos escolhidos para discussão, sendo eles: saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento do SUS.

Para acompanhar o encontro, o público contou com a presença do prefeito Kiko Celeguim, da secretária de Saúde, Lorena Oliveira, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Manoel, da diretora do Centro Formador de Pessoal para a Saúde (CEFOR) e do Conselho Hospitalar do Juquery, Maria Elizabeth Palma, além do vereador Alex Caixa.

Lorena iniciou sua fala relembrando as conquistas alcançadas na área da saúde nos últimos anos. “Conseguimos ampliar a Atenção Básica do município com mais investimentos nas UBSs, implantamos novos equipamentos, ampliamos o programa saúde na escola, criamos as salas de vacina, implementamos atendimento odontológico em todas as unidades, entre outras melhorias. Todas essas mudanças precisam continuar para o bem-estar da nossa população”, afirmou.

Falando sobre a importância de reunir os franco-rochenses para debater as questões da saúde do município, o prefeito Kiko destacou a necessidade de manter as conquistas alcançadas pelo povo na rede pública. “Saúde pública é um desafio e hoje nós percebemos que também tem que ser defendida todos os dias. O SUS é um direito conquistado pelo povo”, disse.

“Eu me lembro que em 2017, na última conferência nós estivemos aqui debatendo a ampliação dos serviços de saúde em Franco da Rocha e hoje precisamos falar sobre as mudanças que estão sendo apresentadas para o sistema de saúde, porque o que é decidido na esfera federal, reverbera diretamente no nosso município”, concluiu.

Após a abertura do evento o público participou de uma palestra com o professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Marco Akerman. Com experiência em saúde mental, o professor compartilhou sobre seu trabalho no sistema público e reforçou o legado do SUS para as futuras gerações.

Como recordação, Lorena entregou ao professor Marco um quadro pintado por um ilustre artista franco-rochense. Antônio Rosas Satílio é pintor desde os nove anos de idade e recebe atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

No final da manhã, foram montados grupos de discussão sob os três eixos já definidos. Em salas reservadas especialmente para o debate, os profissionais elaboraram suas propostas e definiram as diretrizes da saúde do município.

Em seguida, os participantes tiveram um momento de descontração assistindo a uma apresentação do Bloco da Casa Velha, grupo formado por alunos da oficina de percussão oferecida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Após a apresentação das propostas, foi organizada uma plenária para aprovar os encaminhamentos discutidos sob os três eixos. Na próxima etapa, as diretrizes aprovadas serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de junho de 2019.

(Texto e foto: Luana Nascimento)