Secretaria da Saúde alerta moradores sobre os perigos oferecidos pelos escorpiões

Os meses de maior incidência de chuva propiciam o surgimento de insetos peçonhentos como o escorpião, pois com o clima chuvoso eles buscam por abrigo em locais quentes e secos, onde acabam tendo acesso aos domicílios e consequentemente se livrando de predadores naturais, auxiliando na propagação da espécie.

Pensando nisso a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, faz um alerta aos moradores sobre os riscos que o escorpião oferece com o intuito de combater e prevenir a população contra essa praga que se adaptou facilmente ao ambiente urbano.

Os escorpiões pertencem à classe dos aracnídeos (assim como as aranhas), predominantes nas zonas tropicais e subtropicais do mundo, tendo maior incidência nos meses mais quentes e úmidos. No Estado de São Paulo há duas espécies principais que causam acidentes com seres humanos: Tityus serrulatus e Tityus bahiensis.

Confira abaixo algumas características dessas espécies e saiba como se prevenir:

As espécies

Conhecido como escorpião amarelo o Tityus serrulatus, alimenta-se basicamente de insetos, principalmente as baratas. Possui pernas e cauda amarelo-claras e o tronco escuro. Medem até 7 cm de comprimento, e é responsável pela maior parte dos acidentes.

Popularmente chamado de escorpião marrom ou preto o Tityus bahiensis, possui o tronco escuro, pernas e cauda marrons avermelhados com manchas escuras. Medem cerca de 7 cm de comprimento e são menos numerosos que o Tityus serrulatus em áreas urbanas.

Informações básicas

Naturalmente os escorpiões, por serem animais pequenos e terem hábitos noturnos, escondem-se em lugares escuros como: frestas, rachaduras, buracos, troncos, folhas caídas, móveis, sapatos, roupas, toalhas entre outros e permanecem imóveis durante o dia. Terrenos baldios também tem se tornado um habitat bem comum para esse tipo de animal.

O número de pessoas picadas por escorpiões em todo o Brasil aumentou de 12 mil em 2000 para 140 mil no ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Franco da Rocha, vítimas de picadas de escorpião devem procurar imediatamente a UPA 24h, a equipe do Pronto Atendimento é capacitada para os primeiros socorros e também para o devido encaminhamento de casos.

A maioria das picadas de escorpião é extremamente dolorosa, mas não é fatal. Para as crianças, no entanto, elas são perigosas e requerem atenção médica urgente.  Crianças abaixo de 10 anos e idosos encontram-se no grupo de pessoas mais vulneráveis a picada seguidos por pessoas com problemas de mobilidade, como acamados.

Também se encontram nos grupos de riscos trabalhadores da construção civil, de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, devido o manuseio de objetos e alimentos onde os escorpiões podem estar alojados.

Primeiros socorros

No momento  em que acontece o acidente, algumas pessoas acabam se desesperando e tomando algumas medidas que em vez de ajudar, acaba tornando mais grave a situação da vítima. Por isso preste atenção em algumas dicas para lidar com a situação da maneira correta:

– Não faça torniquete, fure ou corte o local picado, limpe o local com água e sabão e em seguida aplique a compressa morna no local para aliviar a dor;

– Não há a necessidade de fazer qualquer curativo ou colocar qualquer outra substância no intuito de ter algum efeito curativo como ervas, álcool, fumo ou terra. Deixe a ferida exposta para não favorecer a ocorrência de infecções;

– É necessário enfatizar a não ingestão de bebida alcoólica, querosene, gasolina ou fumo no intuito de tirar a dor, pois além de não agir contra o veneno, ainda poderá causar complicações no quadro clínico;

– Colocar gelo ou água fria no local da picada também não é aconselhável, pois acentua a dor;

– Procure o serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento adequado o mais rápido possível;

– Se puder, capture o animal e leve-o ao serviço de saúde para facilitar na identificação do animal e consequentemente no melhor tratamento para a vítima.

Prevenção

Alguns procedimentos são de extrema importância para a prevenção aos escorpiões, seguem algumas orientações sobre como prevenir a infestação desse animal:

– Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama, antes de usá-los;
– Limpe periodicamente ralos de banheiro e cozinha e caixas de gordura;
– Use tela nas aberturas dos ralos, pias e tanques. Se possível usar ralos sifonados;
– Evite que roupas de cama toquem no chão;
– Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou tiras de borracha;
– Acondicione o lixo domiciliar em sacos plásticos ou em outros recipientes fechados e encaminhá-lo para o serviço de coleta;
– Nunca jogue lixo em terrenos baldios para diminuir as fontes de alimento dos escorpiões: grilos, baratas, aranhas e outros pequenos animais invertebrados;
– Não utilize inseticidas ou produtos químicos com a finalidade de exterminar o escorpião, pois terá pouca utilidade e poderá fazer com que eles saiam dos abrigos, aumentando o risco de acidente;
– Mantenha jardins e quintais limpos.

Caso identifique alguma infestação de escorpiões, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo número: 4800-1927, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

(Texto: Danielle Magalhães – Arte: Dalmir Junior)