Atleta mirim de Franco da Rocha é destaque no Makoto Torneio de Judô 2019

O atleta Mateus Rodrigo Barbosa da Silva, de 10 anos, foi destaque no Makoto Torneio de Judô 2019 com o vice-campeonato na categoria meio médio. A competição aconteceu no último dia 31, no Ginásio da Vila Popular, em Várzea Paulista, interior de São Paulo.

A competição, organizada pela Federação Paulista de Judô, reuniu mais de 800 atletas, de diferentes cidades, nas modalidades individual das classes sub-9 a sênior, masculino e feminino.

Mateus treina judô há sete meses nas aulas oferecidas no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), pela prefeitura de Franco da Rocha. Às terças, quintas e sextas ele sai do bairro Jardim Progresso, onde mora, para participar das aulas com a Sensei Daniela de Jesus, professora da modalidade.

Juliana Barbosa, mãe do pequeno atleta, afirma que a família teve conhecimento das aulas pelo CIE e decidiram fazer a matrícula do filho para que ele encontrasse uma ocupação. “Desde o começo eu incentivo muito o Mateus. Sempre o acompanho nos treinos e torneios”, afirma.

Mateus estuda na EMEB Paulo Cardoso de Azevedo e tem déficit de atenção e dificuldade de aprendizado, no entanto, desde que iniciou no judô houve uma melhora significativa de seu desempenho na escola. “Ele já mostrou uma evolução logo no primeiro mês, desenvolveu mais a leitura e escrita, passou a ter atenção e também se empenhou muito para ser um atleta”, conta orgulhosa.

Dedicado, o pequeno judoca gosta de frequentar as aulas até mesmo aos sábados. A responsabilidade e empenho da Sensei Dani, como é conhecida, fazem com que as crianças se esforcem ainda mais para comparecerem aos treinos e tranquiliza os pais na hora de deixar os pequenos com a professora.

“Nós adoramos a Sensei. Ela foi a pessoa que conseguiu transformar a vida do meu filho, além de ser super carinhosa e atenciosa com todos”, conclui Juliana.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe Esporte e Boletim Osotogari)