1º Franco RPG reuniu jovens e adultos na Biblioteca Municipal

O fim de semana começou mais divertido para os jovens e adultos franco-rochenses. Mergulhados no universo das histórias medievais, cerca de 40 pessoas compareceram ao 1º Franco RPG, realizado no sábado (13), na Biblioteca Municipal “Caio Graco da Silva Prado”.

A sigla RPG (Role Playing Game), é uma expressão em inglês que significa “jogo de interpretação de papéis” e consiste na organização de partidas que narram cenas colaborativas e participativas, onde os jogadores interpretam personagens com a orientação do mestre da mesa, que conduz o jogo.

Organizado por Thiago Rodrigues e Regiane Rocha, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, o encontro disponibilizou diversas mesas para o jogos e uma outra exclusiva para crianças.

No início do evento, os participantes assistiram a uma palestra para introduzi-los ao universo do RPG, além de serem apresentados às regras básicas do jogo e desenvolvimento das partidas.

Figura essencial na criação das histórias, o mestre é quem conduz a narrativa. Assim que a partida é iniciada, ele conta a história para os jogadores, que devem interpretar seus personagens de maneira fiel durante as conversas e decisões do grupo. O mestre pode, a qualquer momento, inserir elementos de sua criação ao enredo, dando liberdade para a criatividade dentro do universo das aventuras.

Regiane, que conheceu o RPG por meio do marido, conta que ficou surpresa com o resultado da mesa só para crianças. “Eles jogaram uma partida de 2 horas. Uma criança prestar atenção em um jogo de mesa por todo esse tempo é considerável”, comemorou.

Quem perdeu a primeira edição do Franco RPG pode ficar tranquilo, porque no final do mês haverá mais um encontro, e ao longo do semestre, serão realizadas outras edições na Biblioteca Municipal.

Confira o calendário:

09h – 11h: Oficina: Como desenvolver sua aventura de RPG;

09h – 11h: Oficina: Como criar personagens com profundidade;

09h – 11h: Oficina: Desenvolvimento de microcenários;

09h – 11h: Oficina: Narrativa compartilhada;

09h – 11h: Oficina: como desenvolver seu próprio sistema de RPG;

09h – 11h: Oficina: Como desenvolver seu próprio cenário.

Em todos os dias de evento acontecerá a pausa para o almoço, das 11h às 12h e a mesa de aventura da 12h às 16h.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Jonathan Agrinfo)