Centro Dia do Idoso recebe doação de chocolates para as comemorações da Páscoa

Ao som de músicas temáticas e patinhas de coelho coladas ao chão, os idosos atendidos no Centro Dia do Idoso (CDI) aguardavam a chegada de seus familiares para o início das comemorações e das doações de ovos de páscoa feita pelo colégio IMEC.

O evento, organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, aconteceu na última quinta-feira (18) e também contou com doação de sorvetes por parte da empresa Frutiquello.

Aos poucos o salão do CDI ia enchendo com a chegada dos familiares e amigos, que vinham prestigiar a entrega dos ovos de páscoa. O local estava decorado com enfeites confeccionados pelos próprios idosos e chegou a ter aproximadamente 50 pessoas, entre adultos e crianças.

A festança

Antes da apresentação do coral, a coordenadora Gislene Manga reiterou a importância do lugar, tanto para os frequentadores, quanto para os funcionários. “Agradeço a presença de todos os familiares e amigos, pois é muito gratificante eles verem a família aqui, e para nós é muito mais” afirma.

Para marcar o começo das comemorações, os idosos se reuniram para apresentar duas músicas ensaiadas e organizadas pelas cuidadoras. As canções escolhidas foram “Coelhinho da Páscoa” e “Alecrim Dourado”, cantigas muito conhecidas pelo público, mas que encantaram a todos, com direito a plaquinhas de ovos azuis, amarelos e vermelhos, feito pelos próprios frequentadores.

Entrega de ovos no CDI

Mônica da Silva, nora do seu Benedito, assistia o desempenho do sogro, e conta como o centro mudou a vida dele. “Ele ama muito esse lugar, tem 90 anos e depois que veio para cá mudou muito, antes ele era bem apático, não interagia com ninguém em casa, depois de começar a frequentar o CDI mudou 100% para melhor”, afirma.

Com muitas palmas e felicitações a apresentação terminou com um agradecimento à plateia. Para animar ainda mais o evento, as funcionárias do centro organizaram uma roda de dança para estreitar ainda mais a relação entre os anfitriões da festa, proporcionando um momento de muitas risadas e euforia.

Após esse momento de descontração, todos se deliciaram com bolos, tortas e pães. Para deixar a tarde mais doce e refrescante, a Frutiquello realizou a doação de 150 picolés com variados sabores.

As crianças também não ficaram de fora da festança e tiveram muita diversão a disposição, com brincadeiras como casinha de bolinha, boliche e toca do coelho.

O bingo

O jogo antes da entrega dos ovos foi a grande atração da tarde, pois todos puderam participar do bingo para ganhar as lembrancinhas oferecidas. Os familiares e amigos desfrutaram de um momento prazeroso pois puderam conversar mais e colocar o papo em dia. As crianças e adolescentes também auxiliavam os idosos, que precisavam de ajuda para marcar os números, fazendo que todos pudessem interagir.

Na última rodada a partida seria restrita somente aos frequentadores do CDI, e valia uma cesta de ovos. A dona Márcia Cervantes de Oliveira conseguiu faturar a prenda e com muito entusiasmo ao retirar sua cesta dizia “Márcia Cervantes sou eu mesma que ganhou!” repetia com um sorriso caloroso enquanto segurava a cesta.

A entrega

Os ovos foram uma doação realizada pelo colégio IMEC, por meio de um projeto onde as próprias crianças fizeram a arrecadação para presentear os idosos. Foram ao menos 18 ovos doados, um para cada frequentador e caixas de bombons para integrar a surpresa de chocolate.

As crianças realizaram a entrega em mãos, para a felicidade que estampava o rosto de cada senhora e senhor presente. Dona Eunice de Souza, entre lágrimas de emoção falava o quão feliz estava. “Eu nunca fui tão feliz como sou aqui, ainda existe muita gente boa nesse mundo”, conta.

(Texto e foto: Danielle Magalhães)