Primeira apresentação da temporada musical da “Roda das Andorinhas do Lago Azul” tem público diverso e convidada especial

As luzes avermelhadas, os sorrisos e as conversas calorosas já indicavam que a noite do último sábado (27), seria de cantos e danças no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. Promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, a primeira apresentação do projeto “Roda das Andorinhas do Lago Azul” foi marcante e emocionou o público.

A plateia composta por familiares, vizinhos e amantes da música de raiz, aos poucos foi tomando os lugares nas cadeiras dispostas em formato de roda, no intuito de trazer um tom mais intimista para o evento.

Dona Joana Roberta, mesmo antes do show começar, falava entusiasmada sobre o prazer em acompanhar o projeto. “Além do apoio que é necessário dar, pois são todas minhas vizinhas, eu realmente gosto desse tipo de música, por isso não perco nenhum encontro”, contou.

Enquanto isso, o oficineiro Fábio Miranda comandava o aquecimento com as estrelas da noite: a cantora convidada, Dami Baz e as Andorinhas do Lago Azul, que estavam acompanhadas pela banda “Passarada”.

A apresentação

“Vamos fazer uma revoada, Andorinhas!”, anunciava Fabio em tom animado.

O oficineiro orquestrou todo o show, que foi aberto com a canção “Acorda Maria Bonita”, e andando em círculos, com suas saias floridas e pandeiros em mãos, as andorinhas acompanhavam a dança.

Além de cantar vários sucessos de outros compositores, como “Caboclo na cidade”, “O rio de Piracicaba”, as mulheres também interpretaram autorias próprias, como “Eu andei de norte a sul, eu vim parar no Lago Azul”, fazendo uma viagem pelo Brasil.

A convidada

A cantora paraguaia Dami Baz marcou a entrada de sua participação cantando “Índia” que integrou a todos os artistas presentes, com o acompanhamento de um som leve e sofisticado produzido pelo violoncelo.

Dami cantou em guarani, sua língua de origem e, em português, mas também não deixou de emocionar a todos com a versão em espanhol de “Galopeira”, do compositor paraguaio Maurício Cardoso Ocampo, relembrando esse sucesso que fez parte da vida de muitos brasileiros.

E no momento de dar tchau, as anfitriãs fizeram questão de ir se despedindo apresentando o nome de cada integrante na canção de fechamento, reiterando que estavam voando de volta para o ninho, mas que aquilo não era um adeus, seria somente um até logo.

A roda de canto terá apresentações até dezembro, por isso fique ligado na divulgação das datas. A próxima vez que as Andorinhas vão subir ao palco será no dia 29 de junho, no Centro Cultural.

(Texto e foto: Danielle Magalhães)