Em comemoração ao seu 14º aniversário, Cerest realiza wokshop com o tema “O que te move?”

Na manhã desta segunda-feira (29), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em parceria com a Secretaria de Saúde, proporcionou o IV Workshop com o tema “O que te move?”. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Franco da Rocha e contou com a presença de mais de 80 trabalhadores da região.

Com o objetivo de motivar o público, o evento recebeu uma palestra com o tema “Prazer nos Campos da Vida” do consultor com o psicólogo, psicoterapeuta e consultor em gestão de pessoas Edson Galrão de França.

Abrindo a atividade, Edson contou um pouco do início de sua carreira, de como se formou em psicologia, abriu o seu primeiro consultório e suas primeiras consultas com os trabalhadores, que ocorriam de forma escondida nos porões de grandes empresas do ramo editorial.

Para interagir com a plateia, ele convidou os participantes para fazerem exercícios laborais para que relaxassem e liberassem os músculos.

Em seguida, houve uma sessão de perguntas, com música, vídeos e conselhos sobre saúde, confiança, empatia, coragem, sentimentos e especialmente sobre a depressão, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), será a 2ª colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo até 2020.

Um dos tópicos mais importantes abordados durante a conversa foi sobre coragem e determinação e como encontrar formas de mudar aquilo que não faz bem, agindo com o coração e sempre incentivando as pessoas a se encorajarem para as decisões da vida.

Ao final, Edson deixou um recado para o público. “Encontrem o prazer na vida, sabendo que se tiver prazer a alma está junto, estando de corpo e alma, sem prazer, a alma vai embora e se ela vai embora a gente vai perdendo energia e o prazer de viver”, encerrou.

O CEREST

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é uma unidade de saúde pública que faz parte do SUS (Sistema Único de Saúde) e atende trabalhadores empregados, autônomos ou desempregados que tenham problemas de Saúde relacionados à atividade profissional que exercem ou exerceram.

Saiba como utilizar o CEREST clicando aqui

O espaço conta com profissionais das diversas áreas relacionadas à medicina e saúde ocupacional.

(Texto e fotos: Gabriela Saça)