Novos membros da Cipa tomam posse na Câmara Municipal

No dia 24 de abril, os novos integrantes eleitos para a 1ª Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) – gestão 2019/2021 – da prefeitura de Franco da Rocha tomaram posse, em cerimônia realizada na Câmara Municipal.

Representando os trabalhadores da prefeitura, foram eleitos Aline Aparecida de Carvalho, Claudio Aparecido Pinheiro e Isaias Toledo dos Santos. Eder Nunes Pereira é o primeiro-secretário e João Marques Dias e Ewerton Pereira da Silva Santos são suplentes.

A eleição aconteceu no mês passado e totalizou 1.561 votos em todas as urnas disponibilizadas pela prefeitura (Paço Municipal e nas Secretarias da Educação, Saúde e Infraestrutura).

Composta pelos próprios trabalhadores, a comissão possui duas formas de representação: a dos empregados e do empregador. O objetivo é conciliar o andamento da rotina de trabalho com a preservação da vida, saúde e bem-estar dos funcionários.

Esta é a primeira eleição da Cipa, realizada pela prefeitura. Em 2014 houve uma tentativa de organização do processo eleitoral, no entanto, diante da baixa adesão dos servidores, a votação acabou não se concretizando.

Aline Carvalho, a mais votada pelos funcionários, conta que ficou sabendo da eleição por grupos em redes sociais e que, por incentivo das amigas, além do interesse na atuação da comissão, decidiu concorrer ao cargo. “Fiquei surpresa pela quantidade de votos que recebi. Me sinto grata pela confiança e carinho que ganhei no dia da eleição”, conta.

Funcionária da prefeitura na área da educação há cerca de dez anos, Aline diz que um dos desafios de representar o primeiro grupo da Cipa na prefeitura é iniciar a implantação das ações de prevenção, cuidando para que os servidores conheçam a atuação e a importância da comissão, além de conquistar o reconhecimento dos funcionários.

“Acredito que tudo o que começamos requer tempo e trabalho duro para dar certo. Sei que a responsabilidade é imensa, mas quero lutar pelos direitos dos funcionários e ajudar no que for possível”, garante.

Nos dias 24, 29 e 30 de abril, os membros, titulares e suplentes participaram de um treinamento onde aprenderam teoria e prática de ações de primeiros socorros, combate a incêndio e segurança no trabalho.

Conheça a composição geral do quadro da Cipa na prefeitura

Representantes da prefeitura
Titulares
Luciana Campos Belato Tsiftzoglou (presidente)
Rodrigo da Costa Magalhães
Ana Paula Rosa Rosalino

Suplentes
Elaina Aparecida Santos Silva
Maria Helena da Silva
Jair José Godoy Cardoso (secretário substituto)

Eleitos
Aline Aparecida Oliveira de Carvalho (Vice-presidente)
Claudio Aparecido Pinheiro
Isaias Toledo dos Santos

Suplentes
Eder Nunes Pereira (secretário)
João Marques Dias
Ewerton Pereira da Silva Santos

Mais sobre a Cipa

O foco da Cipa é prevenir acidentes e doenças ocupacionais, buscando mapear riscos presentes no ambiente de trabalho para elaborar planos que viabilizem ações preventivas.

Outra função da comissão é executar medidas necessárias para que suas ações de prevenção sejam cumpridas, realizando verificações periódicas nos postos de trabalho para garantir que todos cumpram normas de segurança e prevenção, além de sugerir e promover programas e campanhas de saúde, acompanhar as ocorrências e exigir notificação de todos os casos de doenças e acidentes do trabalho.

As diretrizes da Cipa são regulamentadas pela legislação brasileira por meio da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)