Posse do 1º parlamento jovem aconteceu na Câmara Municipal

“Declaro aberta a sessão dos membros do programa prefeito, vice-prefeito e vereador jovem de Franco da Rocha”, anunciou o presidente da Câmara, Alex Caixa, na abertura da cerimônia de posse do parlamento jovem, na tarde da última terça-feira (14), na câmara municipal.

Após cada membro honorário ser convidado a tomar os seus respectivos lugares no plenário, a cerimonialista chamou a cada um para fazer a leitura, assinar o termo de compromisso e de posse, prometendo cumprir com as obrigações, cooperar com o progresso e crescimento da cidade.

A primeira a ser chamada foi a prefeita Hortência Soares do Carmo, estudante do 3º ano do ensino médio da Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar, e em seus agradecimentos destacou a importância de ter uma figura feminina exercendo um cargo de tamanha influência na sociedade. “Eu fico muito feliz por ter sido nomeada como prefeita e espero que, mesmo meu cargo sendo honorário, as mulheres tomem mais consciência e se atentem ao meio político, porque a nossa presença de fato também é muito importante”.

A integrante do conselho municipal jovem, Shayene Lima, que esteve presente durante todo o tempo de adaptação dos alunos, disse estar honrada em fazer parte dessa história. “Foi um privilégio muito grande poder estar presente com adolescentes tão bem instruídos e dedicados, que já enviaram até seus primeiros projetos e propostas e foram capazes de enfatizar ainda mais a democracia e o direito de opinar”.

Um dos vereadores honorários mais novos do programa, Artur Berti, de 14 anos, já tem em mente projetos que visam a melhoria da segurança nas escolas e contou como estava satisfeito e contente pelo espaço criado no plenário para os jovens.“É sempre bom ter a oportunidade de opinar na política do nosso município, porque faz parte do nosso dia a dia”.

Ao final, o presidente da Câmara realizou a entrega simbólica da chave da cidade aos jovens eleitos, que marcaram o início de um novo episódio na história de Franco da Rocha.

O projeto

O programa é formado por 10 vereadores, um prefeito, um vice-prefeito e um presidente da Câmara, composto por estudantes do fundamental e ensino médio da rede pública e municipal de ensino.

Tem como objetivo despertar o interesse nas atividades desenvolvidas pelos poderes Executivo e Legislativo, assim como suas responsabilidades e atribuições, aproximando os jovens das decisões políticas municipais.

Os estudantes escolhidos para o mandato, participarão de um dia de atividades na prefeitura e na câmara municipal, acompanhando a rotina do prefeito e conhecendo toda a estrutura institucional do governo municipal, sendo aptos a votar em uma sessão de jovens vereadores.

Conheça os membros

Prefeita – Hortência Soares do Carmo (Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar)
Vice-Prefeito – João Victor Soares de Oliveira (E.E Prof. José Parada)
Presidente da Câmara – Cléber Marques Caetano Jr. (E.E Luiz Alexandre)